domingo, 29 de julho de 2012

Ainda ontem...

 Duas fases de um dos caminhos mais conhecidos em nossa região, e principalmente entre os moradores de Cosmópolis e Artur Nogueira. A saída de Cosmópolis a Artur Nogueira, saída que também é chegada, caminho de muitas estórias e mais de 200 anos de história no progresso e desenvolvido do estado de São Paulo, e das cidades de Cosmópolis e Artur Nogueira.
Fotos Acervo Adriano da Rocha

terça-feira, 10 de julho de 2012

PELOS OLHOS DE MEUS FILHOS...

Tarde na minha terra...por Agatha Queiroz

CONTIGO APRENDI...

Texto Adriano da Rocha
Foto: Acervo cosmopolense
1939... Professora Lídia Onélia Kaliu Aun Crepaldi, rodeada com sua turma de alunos do 4 ano do "Grupo Escolar de Cosmópolis" (Hoje desativada Escola do Comércio). Dona Onélia como era chamada por seus alunos, era filha dos comerciantes José Kaliu Aun e Dona Badra Kaliu Aun, irmã do Doutor Orlando Kaliu e do farmacêutico Jacinto Kaliu casado com a saudosa dona Chiquinha farmacêutica. Dona Onélia foi uma das primeiras professoras cosmopolenses formadas a dar aula no então "distrito de Cosmópolis" pertencente a Campinas, que na década de 30 possuía 4 escolas. Em justa homenagem a saudosa professora, a Dona Onélia recebeu nome de uma das mais populares escolas da cidade, conhecida por todos pela abreviação de seu nome LOKAC.

VITÓRIA POPULAR

União popular entra para história de Cosmópolis, e  mostra sua força e coragem para todo Brasil.


Estudantes reunidos em frente a prefeitura Municipal de Cosmópolis na manhã do dia 03/07. Com nariz de palhaço, cara pintada, cartazes e ao som de forte "apitaço", pararam o transito na região da prefeitura e conseguiram o apoio de toda cidade e  destaque nas principais emissoras de televisão da região. 
 Uma semana agitada e de grandes conquistas para a cidade de Cosmópolis, foi assim a semana que se passou em Cosmópolis. Os dias que antecederam o feriado da revolução de 9 de Julho de 1932 , foram marcados na história atual cosmopolense como dias de fortes mobilizações populares e de grandes vitórias democráticas, e assim como os ideais da Revolução 32 que pregavam a liberdade e os direitos do povo dentro da política, a "revolução" cosmopolense no lugar das armas, usou apitos, cartazes, caras pintadas e muita coragem e amor a cidade, unindo grande parte da população contra o aumento salarial dos vereadores que foi aprovado as "escondidas" em uma sessão extraordinária na noite de Sexta-feira (29/06), com a câmara municipal fechada.
Manifestantes em frente a câmara municipal de Cosmópolis na noite de Quinta-feira (02/07). Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no manifesto, segundo dados da Policia Militar de Cosmópolis que acompanhou o evento com duas viaturas.
Tudo começou pela internet.
  As manifestações começaram pela internet, através de perfis do Facebook na tarde de quinta-feira (28/06), quando foi iniciada uma campanha contra o possível aumento salarial dos vereadores, que entraria em votação na câmara municipal na segunda-feira (02/07) em sessão extraordinária, na mesma tarde de quinta-feira foi criado o evento pelo Facebook, onde manifestantes contrários ao aumento se reuniriam na sessão da câmara dos vereadores que aconteceria às 19:00 hrs da segunda Em um curto espaço de tempo, milhares de pessoas compartilharam mensagens, textos e comentários contra o aumento, mostrando-se indignadas com a situação. Com o constante crescimento de manifestações contra o aumento dentro da internet, e o aumento diário de confirmações de presença na sessão de segunda-feira, lideres políticos cosmopolenses se reuniram na manhã de sexta-feira na câmara, onde decidiram no cancelamento da sessão extraordinária do dia 02/07. O que ninguém sabia, por ser proibida a divulgação pela presidência da câmara, é que naquela sexta-feira seria votado em sessão extraordinária o aumento salarial dos vereadores, em uma sessão realizada a portas fechadas sem a presença de publico. No mesmo dia a administração da câmara recebeu dezenas de ligações, perguntando sobre a sessão de segunda e sobre quando seria votado o aumento, com a proibição de informar sobre o assunto, era apenas divulgado que a sessão de segunda havia sido cancelada, e que o aumento não estava em pauta e sem dia marcado para votação. 

 Mesmo com a proibição, no sábado pela manhã a noticia acabou vazando, e causou grande revolta na internet, sobre a sessão realizada as "escondidas" na sexta a noite. Na segunda-feira, dia em que o evento foi marcado contra o aumento a noticia foi confirmada, o aumento foi votado pelos 9 vereadores presentes na sessão realizada na noite de sexta-feira dia 29/07, aprovaram o aumento  nos salário dos legisladores de Cosmópolis em 30% para os próximos mandatos. O valor, que era de R$ 3.706, passaria para R$ 6.013, na sessão realizada sem a presença do povo, apenas o vereador Rafael Pádua (PV) não votou, e segundo o vereador por não ter sido convocado para sessão, o presidente da câmara  João Batista Nunes Dourado (PT) afirmou que o vereador foi convocado sim, e simplesmente faltou na sessão. 
 A confirmação do aumento gerou indignação de grande parte da cidade, e cerca de 9 mil compartilhamentos no Facebook da campanha contra o aumento, e mesmo com o cancelamento da sessão de segunda-feira, cerca de 200 pessoas (dados da policia militar que esteve presente com duas viaturas), acompanharam o evento contra o aumento salarial em frente a câmara e na Praça dos Ferroviários. Com cartazes que mostravam em frases a forte indignação popular contra o aumento, se misturavam jovens estudantes, professores, advogados, médicos, comerciantes, autônomos, e diversas classes sociais unidas pela mesma causa, se mobilizar contra o aumento que depois da aprovação dos vereadores, somente com o veto do prefeito poderia ser votado novamente. Foi então que surgiu uma nova campanha popular, o Veta Tonhão, iniciada em frente a câmara e novamente divulgada pela internet no Facebook e Twitter. Em 12 horas foi a tag mais comentada nos Twitters da cidade, e cerca de 2800 compartilhamentos no Face de forma bem humorada pedindo o veto do aumento pelo prefeito Antonio Fernandes Neto (PMDB). Foi criado um novo evento pelo Face, com mobilizações em frente a prefeitura, iniciadas às 8:00 hrs da manhã de terça-feira dia 03/07.



  Antes da abertura da prefeitura e da chegada do prefeito doutor Antonio, manifestantes com cartazes, caras pintadas e usando narizes de palhaço, já estavam nas portas da prefeitura fazendo um grande barulho com apitos, um verdadeiro "apitaço" promovido por cerca de 100 manifestantes (dados da GM), que além de apitar gritavam em voz alta e com auxilio de megafones: Veta Tonhão, Veta Tonhão. As ruas de acesso a prefeitura (Campos Salles e Antônio Carlos Nogueira), foram cercadas por manifestantes que fechavam o transito de carros, que somente eram liberados quando buzinavam em favor ao protesto contra o aumento. O manifesto devido as proporções e a adessão de grande parte da população contraria ao aumento, e considerado por muitos cosmopolenses como um absurdo, foi destaque e notícia na rádio CBN, e na parte da manhã chegava a cidade as primeiras emissoras de televisão da região a Bandeirantes e a Record (TVB). O Veta Tonhão, era o assunto mais comentado dentro e fora da internet em Cosmópolis e toda região. Mesmo com a forte pressão popular de grande parte da cidade, muitos cosmopolenses  ainda consideravam impossível o veto do prefeito, a famosa turma de "cima do muro", aqueles que não tem opinião sobre nada ou simplesmente tem algo a perder.
   Sobre o forte sol de segunda-feira, os manifestantes continuaram firmes no protesto, que de forma deliberada tomou conta de toda cidade, muitos motoristas antes de chegar as ruas onde estava acontecendo os manifestos, buzinavam e gritavam: Veta Tonhão. Os ânimos e forças para o "apitaço", eram supridos com pão com mortadela e refrigerantes distribuidos entre os manifestantes, a coragem e determinação para não desistir vinha do apoio do povo que passava por entre os manifestos, na sua maioria favorável a mobilização e indignada com o aumento.

"Eu moro em Cosmópolis a 36 anos e nunca vi um absurdo como esse, votar um aumento no próprio salário de mais de 30%, e ainda por cima escondido. O que pensa da vida uns caras desses, a cidade precisando de tanta coisa e gastar com aumento em quem nem merece salário". disse Geraldo dos Santos Bezerra, 72 anos, aposentado, vendedor ambulante de bananas e laranjas.

" O prefeito tem que vetar, aonde já se viu uma coisa dessas. Eu nasci aqui em Cosmópolis, e quando vejo uma coisa como essa sinto até vergonha da minha cidade. Mas dai eu penso, minha cidade não é culpada, e sim esses tais vereadores que enganam trouxas com cestas basicas e frango assado, se elegem e fazem uma atrocidade dessas". Disse Maria Aparecida de Souza, 59 anos, do lar.

" Eu só não estou no meio dessa moçada por que to em serviço, se não fosse isso estava no meio gritando bem alto: Veta, veta Tonhão". Disse Oricel Conservan, 48 anos, vendedor.
   Às 15:00 hrs, os manifestantes se reuniram em frente a janela do gabinete do prefeito na rua Antonio Carlos Nogueira, reforçando os manifestos e o grande apitaço com a chegada do grupo de reportagem da EPTV (afiliada da TV Globo em Campinas-SP), que acompanhava os manifestos desde a manhã pelo portal G1 (Globo.com) de Piracicaba-SP. Com a chegada da emissora, os manifestantes aumentaram o coral do "Veta Tonhão" e reforçaram o "apitaço", e a parada dos veículos que transitavam na rua, aderindo a mobilização buzinando. A emissora chegou a ser impedida por guardas municipais de entrar na prefeitura, motivo que causou a indignação de todos e aumentou ainda mais os apitaços, e o coral do Veta Tonhão com direito até a música: Vetão Tonhão, e deixa a EPTV entrar, Tonhão cadê a liberdade de expressão?
 Depois de muita pressão popular, várias horas de "apitaço" e forte manifesto na frente da prefeitura e na internet, às 16:55, o prefeito Antonio Fernandes Neto vetou o aumento dos vereadores, para delírio dos manifestantes que receberam a notícia pela acessória de imprensa da prefeitura. A decisão ao veto tomada pelo prefeito e candidato a reeleição, somente aconteceu devido as manifestações, a forte pressão popular e o acompanhamento do caso pela mídia de toda região. Porém o veto do prefeito não era o fim da batalha contra o aumento, o aumento seria votado novamente pelos vereadores, agora em uma sessão aberta, cara a cara com povo, marcada para o outro dia (quarta-feira 04/07), em sessão extraordinária às 15:00 hrs.

O que disse o prefeito Dr Antonio Fernandes Neto, ao vetar o aumento em entrevista ao G1 (Globo.com):
Segundo Fernandes Neto, o motivo para o veto do reajuste do ordenado dos membros do Legislativo é meramente financeiro. “Por questões econômicas não podemos aprovar esse reajuste, porém, eu não posso sugerir um valor para os vereadores”, afirmou o prefeito.

O que disse o presidente da câmara João Batista Nunes Dourado (PT), sobre o veto do prefeito ao G1 (Globo.com):

"Segundo o Legislativo, o aumento no salário dos vereadores aprovado na última sexta-feira (29) foi resultado de um acordo entre os parlamentares e integrantes do Executivo cosmopolense.  “O prefeito voltou atrás em um compromisso que tinha assumido conosco." disse João Batista, presidente da câmara dos vereadores de Cosmópolis.


   Antes do inicio da sessão marcado para às 15:00 hrs de quarta-feira (04/07), já não havia lugares suficientes para acomodar todo o publico presente (mais de 300 pessoas), que lotaram o plenário João Capatto para a nova votação do aumento salarial dos vereadores, desta vez sem portas fechadas e frente a frente com a população. A sessão começou pontualmente as 15:00 hrs, sendo aberta com a apresentação do hino nacional, e logo depois iniciada leitura de um trecho da bíblia pelo vereador Anézio Vieira (PMDB) na tribuna da câmara, onde exaltava na passagem bíblica a vontade de Deus e seus desígnios sobre o homem, alguns presentes entenderam o texto como uma resposta do vereador sobre seu voto favorável ao aumento. Após as formalidades a  sessão foi iniciada pelo presidente da câmara João Batista Nunes Dourado (PT), lendo o assuntos em pauta da sessão extraordinária daquela Quarta-feira, a má dicção e dificuldades na leitura do presidente da câmara, gerou diversas vaias entre o publico presente, que na sua maioria não entendia o que o vereador falava ao microfone, as vaias do público e os pedidos para ele explicar melhor o texto que estava lendo, irritou o vereador que em claro tom disse: estou lendo sobre o aumento, entenderam agora". 

  Na sessão estavam presentes 9 vereadores, o vereador Junior Felisbino (PT) não veio a sessão, na chamada de presença na sessão o presidente João Batista foi indagado pelo público pela falta do vereador na sessão extraordinária tão comentada na cidade, a resposta do presidente da câmara e companheiro de partido foi a seguinte: "Ele não está presente por estar representando a câmara em assuntos do interesse da cidade ". (O vereador Junior Felisbino (PT) votou a favor do aumento, e não será candidato a reeleição). Antes da votação o vereador Rafael Pádua (PV), pediu a palavra e explicou ao público presente que é contra o aumento dos vereadores, e que na sessão em que foi votado o aumento (a sessão feita as escondidas), ele não estava presente e que seu voto é contra o aumento e se o aumento fosse feito deveria ser em 3 % como foi dado aos servidores municipais,  no seu discurso o vereador falou das diretas já, do fora Collor, e parabenizou os manifestantes pelos manifestos contra o aumento, o vereador foi aplaudido por seus  partidários do PV , e criticado pelos apartidários que entenderam o discurso como oportunista.( O vereador Rafael Pádua não será candidato a reeleição). 

  O vereador Rafael Pádua (PV), foi o único vereador que se pronunciou na sessão, os demais vereadores acompanhavam tudo de cabeça baixa sobre os olhares indignados do público presente que lotou a câmara. A votação foi iniciada depois do pronunciamento do vereador, em seguida muito rapidamente iniciou-se a votação do famigerado aumento, que desta vez foi aprovado por todos os vereadores o aumento de 0%, ou seja o cancelamento no aumento salarial dos vereadores, prefeito, vice, e secretários para os mandatos de 2013. O cancelamento, e o aumento de 0%, foi aplaudido de pé pelo público presente na câmara e fora  da câmara, que vibravam pela conquista popular que entrava para história da cidade. Em coral o povo gritava palavras como oportunistas, mercenários e vagabundos, os vereadores saíram pelas portas dos fundos da câmara municipal sobre vaias do povo, que dizia em voz alta: O povo unido, tem força e jamais será vencidoO fim do aumento foi a noticia mais falada na cidade, e o assunto novamente mais comentado no Facebook e Twitter de cosmopolenses. Uma vitória conquistada pelo povo, que mostrou que a união popular pode fazer a diferença para o bem da cidade.
Da Internet para a câmara municipal.
   O Facebook possui cerca de 62 mil usuários cadastrados na rede, nascidos em Cosmópolis ou que moram na cidade, a cada dia com a inclusão digital esse número de usuários vem aumentando ainda mais em Cosmópolis e todo Brasil. A grande visibilidade e o fácil acesso a Internet são os responsáveis sobre esse aumento do número de  usuários a cada dia em todo mundo das redes sociais, surge assim um novo mundo para muitos na maneira de se expressar e comunicar, mostrando suas opiniões e pontos de vista sobre todos os assuntos que cercam o mundo através da Internet. Na cidade de Cosmópolis a cada dia vem aumentado os seguidores da ideia que para melhorar a cidade a mudança somente é conquistada com a união do povo, exigindo seus direitos de cidadão e principalmente de eleitor, mobilizações em grupos para exigir seus direitos, o acompanhamento e fiscalização sobre aqueles que têm como seu principal cargo remunerado trabalhar para o bem do povo e não para seus interesses pessoais ou do partido. 


  Fique atendo, as eleições estão chegando, e os mesmo que votaram a favor do aumento as "escondidas" , querem seu voto novamente para se reelegerem, eles merecem a confiança do seu voto novamente? Discuta isso em seu perfil, debata sobre o assunto eleições 2012 em Cosmópolis com seus amigos, são 192 candidatos a vereador na cidade e 3 candidatos a prefeito, de sua opinião, critique, curta, compartilhe idéias, mais não se cale sobre esse assunto, seu voto é essencial para o futuro da cidade, saiba usar esse voto em beneficio do município e não em beneficio de um vereador. E não se esqueça, voto de protesto ou de revolta, é simplesmente atestado de ignorância ou de imaturidade mental, votar em Zé da égua, Muxiba, Maria caridosa, e tantos oportunistas de voto, é  confiar o seu descaso com a cidade em 4 anos na câmara, esses oportunistas do voto aproveitam esses momentos de crise politica para mudar financeiramente suas vidas pessoais e não a cidade e o povo. Estude a vida do seu candidato, se ele já foi vereador ou se é, o que ele fez para cidade, quais são os seus projetos para o município. Uma pessoa bem intencionada não pede votos e sim seu apoio a suas idéias e projetos, pense bem para não ficar  4 anos reclamando depois


"Eu não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Se todos nós fizéssemos alguma coisa, poderíamos conquistar qualquer coisa."
( Robert L. Shimmel )"

INTRÓITO

 Um dos blogs mais acessados em Cosmópolis até o mês de Março deste ano, foi o blog Cidade de Cosmópolis, criado em 9 de agosto de 2011, com exatos 98.896 acessos até a data de sua última postagem em 24 de março de 2012. Devido ao grande acesso e as imagens em alta definição, o BLOGGER  em sua nova formatação começou a exigir o pagamento mensal para manter o blog Cidade de Cosmópolis no ar, no contrário o blog estaria restrito apenas a publicação de textos, ficando bloqueado a postagem de fotos. Um dos maiores destaques e atrativos de nosso blog aos internautas, é nosso acervo fotográfico com mais de 25 mil fotos e documentos, para continuarmos com este trabalho de resgate histórico cosmopolense dentro do Blogger, resolvemos criar um novo blog, com o mesmo conteúdo histórico e atual que tanto fez sucesso no blog Cidade de Cosmópolis. Eis que surge então o Acervo Cosmopolense, a versão atualizada do blog Cidade de Cosmópolis, e também versão para o Blogger de um dos perfis do Facebook mais acessados de Cosmópolis o Acervo Cosmopolense. Nosso muito obrigado a você que acompanhou nosso trabalho de respeito e amor por Cosmópolis no antigo blog, contamos com sua participação e acessos neste novo blog, que da mesma forma apartidária continuará preservando a história de nossa cidade dentro e fora da internet.

Grupo Filhos da Terra