Acabou as eleições, mas os "santinhos" ficaram. Que tal os "santos" eleitos começarem a limpeza ?
Santinhos da sujeira...
As fotos que seguem abaixo, foram tiradas depois do enceramento das votações às 17:00 hrs, no maior colégio eleitoral de Cosmópolis, a escola Dr Luiz Nicolau Nolandi (antiga EEPG). A escola possui 16 sessões e cerca de 6.022 eleitores, localizada a mais de 30 anos na Rua Monte Castelo, é uma das mais castigadas com a sujeira eleitoral feita pelos candidatos neste periodo. A movimentação começa na madrugada que antecede as eleições, contrariando as normas eleitorais que estabelecem o horário máximo até às 22:00 hrs do Sábado, MAS os candidatos sempre encontram um "jeitinho", e fazem deste período um verdadeiro carnaval pelas ruas de acesso a escola. Neste ano teve partido que utilizou até mesmo um avião de pequeno porte na distribuição dos "santinhos" pelas ruas da cidade, moradores próximos a algumas escolas acordaram assustados com a barulheira do motor do avião, voando baixinho e fazendo uma verdadeira chuva de "santos" do céu.
Os papeis dos santinhos este ano em Cosmópolis foram inovados por alguns partidos, tudo para chamar a atenção dos eleitores para suas propagandas eleitorais, e então "puxar" uns votos . Na disputa eleitoral cosmopolense de 2012, o que mais chamou a atenção foram os materiais usados por determinadas coligações partidárias, "santinhos" confeccionados em um material mais resistente a água e o pisa pisa do dia das eleições. Um dos motivos para criação dos santinhos em um material mais resistente a água, foi a previsão do tempo feita 3 meses antes da disputa oficial, que previa chuva para os dias da eleição, e de fato isso aconteceu no sábado.
Opinião popular no facebook.
A maioria dos internautas que participam de nossos perfis e páginas, vem se declarando contrarias ao "carnaval dos santinhos" pelas ruas da cidade. Vários comentários de populares se mostram indignados com a sujeira pelas ruas que acontece nesses dias, e continuam durante semanas pelas ruas, um dos motivos principais é a falta de pessoal suficiente da prefeitura municipal, para limpar tanta sujeira. Uma opinião que vem sendo difundida nas redes é a seguinte, que os próprios candidatos que concorreram as eleições façam a limpeza de toda a sujeirada, assim como são organizadas as grandes carretas pela disputa eleitoral antes do dia das eleições, o mesmo poderia ser feito depois das eleições, reunindo todos como nos dias das carreatas para a limpeza das ruas. Fica a dica, quem sabe futuramente nas próximas eleições essa ideia pode ser seguida, e até acabe virando lei. A vontade popular é favorável que isso aconteça, e pelo que você viu nas fotos acima, não faltam motivos.
Texto e fotos Adriano da Rocha
Enquanto isso, tragédia acontece em Bauru-SP, devido a sujeira eleitoral. Acompanhe o vídeo abaixo.
Idosa de 64 anos morreu nesta quarta-feira (10/10) no Hospital Estadual de Bauru, três dias após escorregar em "santinhos" espalhados em frente a uma escola da cidade.
Idosa de 64 anos morreu nesta quarta-feira (10/10) no Hospital Estadual de Bauru, três dias após escorregar em "santinhos" espalhados em frente a uma escola da cidade.