sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AINDA ONTEM...Cosmópolis 68 anos

COSMÓPOLIS 68 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA-ADMINISTRATIVA 

  A exatos 67 anos,em 1 de janeiro de 1945 uma Segunda-feira, esse panfleto era distribuído por toda Cosmópolis, e os serviços de auto falantes da Praça Major Artur Nogueira, da Igreja de Santa Gertrudes e no carro de som do locutorAli Babá se falava em alto som: "Cosmópolis hoje é cidade não mais vila de Campinas, viva o novo município".Carreatas de carros, charretes,troles e cavaleiros cortavam a cidade em grande festa, rojões estouravam aos céus da "nova cidade" anunciando a boa nova. As comemorações da virada do ano de 1944, foram pequenas perto da alegria do povo de ver um sonho ser realizado depois de muitas lutas, era o final de uma grande batalha que inicio-se na década de 30, o sonho se concretizava com a posse do primeiro prefeito Doutor Moacir do Amaral e do vice Caetano Achiles Avancini, eleitos pelacomissão de emancipação
Corporação Musical junto ao povo acompanhavam o novo prefeito e o vice saindo da Estação de trem rumo a antiga sub-prefeitura para oficializar a posse do primeiro prefeito da nova cidade de Cosmópolis.Durante todo o percurso a Corporação Musical entoava a marcha simbolo da revolução de 1932 Paris-Belfort.
Corporação Musical (Banda da cidade) no alto do coreto da praça da estação,acompanhados por grande público esperavam o prefeito e vice para juntos todos irem oficializar a posse na prefeitura.Todos celebrando com grande alegria a Nova Cosmópolis que surgira com a emancipação da vila a cidade.
O dia amanheceu sobre o som da "Corporação musical de Cosmópolis'' com seus músicos tocando a música simbolo da "Revolução Constitucionalista de 1932" a  marcha Paris-Belfort, grande multidão acompanhava com grande emoção pelas ruas da cidade rumo a antiga sub-prefeitura seguindo o primeiro prefeito Moacir do Amaral e o vice Caetano Achiles Avancini, que ao chegarem a prefeitura juntos ao povo foram recebidos com grande saudação de palmas e uma incrível bateria de rojões, anunciando as festividades para toda nova cidade que surgia naquele ano novo de 1945. Mais de 10 mil pessoas acompanhavam os festejos, autoridades da cidade e de toda região, colonos da Usina Ester, colonos do Núcleo Campos Salles, sitiantes dos grandes bairros do Nova Campinas, Serra Velha,Uirapuru e Itapavusu, pobres e ricos se misturavam em grande multidão que se expandia pelos pátios do "Grupo Escolar de Cosmópolis" que ficava ao lado da sub-prefeitura, e percorria o grande terreno acima  onde eram armados circos que chegavam na antiga "Villa de Cosmópolis" (hoje este local é o Fórum de Justiça).
Povo esperando a chegada das autoridades para a posse do primeiro prefeito da nova cidade de Cosmópolis. No lado esquerdo da foto próximo das crianças acompanha tudo um repórter do jornal Correio Popular de Campinas.
 O povo vibrava quando se era aberta uma grande escada e se retirava os letreiros de Sub-Prefeitura que ficava ao alto da porta de entrada do prédio da prefeitura, na parede próxima a porta de entrada foi tirada a placa de bronze com o brasão da cidade de Campinas e no lugar era substituída por uma placa também de bronze com os dizeres: Prefeitura da Cidade de Cosmópolis.
Corporação musical chegando ao largo da Igreja de Santa Gertrudes para inicio da celebração da missa campal. A celebração feita pelo padre Germano Prado foi realizada depois de benção na prefeitura, e toda missa como era de costume realizada em latim.
Igreja de Santa Gertrudes momentos antes do inicio da missa campal celebrada pelo padre Germano Prado. No alto da escadaria da igreja os dois primeiros senhores abaixo das crianças  são Caetano Aquiles Avancini  vice-prefeito (terno escuro) e  Moacir do Amaral  prefeito (terno branco), eleitos pela comissão de emancipação do município.
 Após o ato de posse a população se reuniu no largo da Igreja de Santa Gertrudes para celebração de missa campal em ação de graças ao novo município de Cosmópolis, celebração eucarística celebrada pelo padre Germano Prado. Opadre Germano foi o primeiro a entrar na prefeitura onde abençoou as repartições e a sala do prefeito. Saindo da prefeitura seguiu junto com crianças vestidas de anjo para igreja de Santa Gertrudes onde se iniciou a missa campal depois da chegada das autoridade da nova cidade. Grande multidão acompanhava a missa campal, fiéis católicos e de igrejas protestantes como a Luterana e presbiteriana, acompanhavam a celebração eucarística realizada em latim pelo padre, costume na época pelos sacerdotes da igreja católica em todo mundo. Muito rígido e autoritário, o padre somente começou a missa depois de total silêncio do público presente no largo da Igreja, para impor respeito disse em voz alta no microfone do alto falantes: "Primeiro se celebra a alma à Deus, e aqui ele pede respeito em sua casa intercedendo seu servo pedindo silêncio". 
Padre Germano Prado 

Depois do termino da missa campal a população se reuniu na praça da estação de trem (praça Major Artur Nogueira)  para continuidade das festividades ao som da Corporação musical que interpretava diversos números músicas do alto do coreto da praça. As 15 horas o povo novamente se reuniu na prefeitura para oficializar definitivamente perante lei onovo município com a presença de autoridades do governo do estado de São Paulo e governo federal. e tudo registrado pelo oficial civil Thacilio Matiolli, que desde os tempos de "Vila" tinha seu cartório de registros em Cosmópolis . O então presidente da república Getúlio Vargas apoiou a emancipação de CosmópolisCampinas1932, (Campinas foi uma das cidades mais importantes na revolução de 32, e a que mais combateu na época o governo Vargas), a emancipação de Cosmópolis que pertencia a Campinas era como um ato de impor ainda mais seu poder perante a cidade que outrora lutou armada contra o cruel ditador. Pelas ruas de Cosmópolis e na entrada da prefeitura foram colocadas faixas de agradecimento ao presidente Getúlio Vargas, as solenidades de oficialização do prefeito, vice e vereadores aconteceram ás15 horas com a chegada das autoridades estaduais e federais, iniciando a solenidade ao som do hino nacional brasileiro, executado pela Corporação Musical da cidade e cantado em voz alta por todos presentes e em seguida encerado com uma grande salva de palmas. O prefeito nomeado Moacir do Amaral fez um emocionante discurso, relembrando as dificuldades e lutas travadas para a emancipação, exaltando a pátria e seus deveres perante o povo, surgia naquele momento oficialmente perante lei e autoridades definitivamente a cidade de Cosmópolis, ao terminar um ensurdecedor salva de palmas foi feito pelo público presente que gritava alto: "Viva Cosmópolis,salve a nova cidade".
Deputado federal Romeu de Campos Vergal.
Uma das figuras de grande importância no dia e responsável em vários atos para emancipação de Cosmópolis da cidade de Campinas, foi o deputado federal e professor Romeu de Campos Vergal. Junto ao governo federal o deputado Campos Vergal interviu arduamente para emancipação de Cosmópolis, contrariando Usineiros da época contrários a vila se tornar cidade. Nas solenidades do dia seu discurso foi um dos mais exaltados, falou seguidamente depois do discurso de posse do primeiro prefeito Moacir do Amaral. relembrou as idas e vindas da comissão de moradores da pequena vila que lutavam para um futuro melhor para seus filhos e futuras gerações, em tom caloroso enaltecia a nova cidade e seu povo. O prefeito empossado encerou a sessão dizendo em voz alta: "Agora somos cidade e nosso povo agora é chamado cosmopolense, ao cosmopolitano cosmopolense comemorar".
1945...Salão de festas do "Cosmopolitano Futebol Clube" na Rua Baronesa Rezende
Por volta das 19:00 horas foi iniciada grande festa no salão do Cosmopolitano Futebol Clube, salão cedido pela diretoria do clube para os festejos que seguiram pela  madrugada com muito Chopp e churrasco,  doados por comerciantes,sitiantes e pela comissão de emancipação. O baile de emancipação no salão do Clube Cosmopolitano teve sua animação feita por músicos de Cosmópolis,como o "Jazz Band Romper da Aurora" e a marcante presença do famoso "Trio Canoeiro" da cidade de Limeira-SP, lideres de audiência na época da "Rádio Educadora de Limeira" a PRJ 5. Com saudosismo depois de 66 anos o baile ainda é relembrado por veteranos da época de nossa cidade, marcando a lembrança de muitos que viveram o dia e a lembrança de outros que com o passar dos anos ouviram diversas histórias do dia contadas pelos pais e avós sobre a festa.
1945...Foto cedida nas apresentações do trio.O Trio Canoeiro sempre era contratado nas inaugurações da cidade e grandes festas, conhecidos no rádio regional faziam grande sucesso em todas suas apresentações em Cosmópolis.
Hoje dia 30 de Novembro de 2012Cosmópolis completa 67 anos de emancipação politico-administrativa. Muita coisa mudou nestes 68 anos de história, a cidade cresceu e pouca coisa ainda traz a lembrança seu passado de tantas glórias e fama. Poucas construções restam do seu passado de "Villa de Cosmópolis", a antiga estação de trem (1895) de antes de Cosmópolis dos tempos que ainda chamava-se Barão Geraldo, a décadas foi derrubada e hoje em seu lugar nada diz que ali existiu uma das mais famosas estações de trem do estado de São Paulo, berço da Companhia Funilense; as casas dos maquinistas, imponentes pela construção e pelos tijolos com a marca  C.E.F (Companhia de estradas Funilense), poucas existem e depois de muitas reformas nada foi preservado; o antigo Cine Teatro Avenida demolido nesse ano de 2011;  as várias tecelagens dos tempos áureos das confecções e da seda, hoje são Igrejas ou oficinas mecânicas.

  Numerar suas glórias  do passado criaríamos uma lista imensa de invejar nos dias de hoje muitas cidades, e nos entristecer no dia de hoje em nosso presente,  por grande parte não existir mais. Nesta data de hoje em que é dedicada somente a ti Cosmópolis, simboliza sua transformação de Vila à cidade, remota sua independência de Campinas no passado e hoje sua dependência de Paulinha e outras cidade no presente, mais mesmo com tantas conturbações dos dias atuais, tem muito Cosmópolis a ser comemorado neste dia tão especial. Seu povo continua  apaixonado por ti e seorgulha de sua cidade, defeitos todos temos e porque uma cidade não os teria? Os defeitos de nossa cidade não nasceram com ela, foram criados com o passar dos tempos e administrações, isso pode ser mudado facilmente com o poder de seu voto nas eleições.
    
 Desejo a ti Cosmópolis que seu povo tenha novamente a mesma coragem, determinação e força de seus pioneiros, que lutaram por diversas vezes no passado e te honraram com a batalha vencida, batalhas travadas sem medo de perder e com a esperança de ganhar pela honra e glória de Cosmópolis. Os desejos que aflorem nos corações e mentes de teus filhos o mesmo amor que no passado tiveram seus pioneiros em mudar nossa cidade e construir um futuro melhor a nossos descendentes. Parabéns Cosmópolis e feliz aniversário.

Texto: Adriano da Rocha
Fonte de pesquisa: Acervo de entrevistas do Compadre Ancermo no programa Rancho da Saudade. 
Fotos: Acervo Adriano da Rocha, Acervo cosmopolense, Prefeitura Municipal de Cosmópolis, família Matiolli, e acervo programa Rancho da Saudade.
Comentários
1 Comentários

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu imagino q foi mesmo uma época boa.Onde se existia tranquilidade.Parabens a cidade que me acolheu,cheguei aqui em 1996 e sem conhecer ninguem.Me virei até passar em um concurso e ser hj uma funcionaria da prefeitura.