domingo, 25 de novembro de 2012

TRISTE FIM DE UMA HISTÓRIA??

Mais de 100 anos de história podem ser demolidos até Março de 2013. 
Texto e fotos Adriano da Rocha
Tijolos pertencentes às colonias já extintas do Ranchão e Jaguari. Colonias do Quebra Canela e Bota fogo começaram a ser demolidas no inicio do mês de Novembro, junto com as matas de pinheiros e eucaliptos que cercavam as casas.
 O último patrimônio histórico cosmopolense pode deixar de existir até Março de 2013, prazo dado pela Usina açucareira Ester para a demolição das últimas colonias restantes na área da usina. No local segundo a Usina será usado para a extensão dos canaviais da industria, e segundo funcionários já no mês de Abril o local já será preparado para o plantio da cana de açúcar. A notícia chocou a toda  população de Cosmópolis, que ficou dividida em quem fosse contra a demolição, e outros conformados de que nada poderia ser feito contra as demolições, já que as colonias pertencem a uma área particular. As demolições começaram no inicio deste mês de Novembro, com a derrubada das matas de eucaliptos e pinheirais que cercam os caminhos de acesso as colonias, a vegetação que antes foi orgulho para muitos cosmopolenses, se tornou um amontoado de troncos de árvores, e imensos clarões de uma das paisagens mais conhecidas de Cosmópolis durantes décadas. As colonias de maneira despercebida por muitos moradores da cidade, estão sendo demolidas a anos, a cada saída de uma família a casa é desativa, e futuramente demolida. Muitas das casas que existiam próximas ao Paredão (represa do Rio Pirapitingui), foram derrubadas entre 2011 e início de 2012, cerca de 20 casas, na maioria construções da década de 30. Muitos moradores já estavam sendo avisados desde Janeiro de 2012 para a desocupação das casas, e diversos prazos foram estipulados as famílias, os últimos prazos de desocupação são de Novembro de 2012, à Janeiro de 2013, com prazo final para a total demolição feita pela Usina Ester para Março de 2013.
1900...Primeiras Colonias da Usina Ester, construídas com a chegada dos primeiros imigrantes em 1898.
Mata de acesso as colonias e a Usina Ester, foto tirada no inicio de 2012. Local praticamente irreconhecível depois da derrubada das matas de eucaliptos e pinheirais, entre outras árvores centenárias.
  Desde 2011 estamos notificando as autoridades cosmopolenses sobre este possível  triste fim da história patrimonial de nossa cidade. As colonias hoje são o que restaram de mais de 116 anos de história das primeiras  imigrações em Cosmópolis, e certamente são as únicas colonias restantes no estado de São Paulo, um marco ainda preservado na mais antiga usina em funcionamento do Brasil, a Usina Ester. A demolição estaria de acordo com as normas de preservação histórica? Se acaso o poder público cosmopolense (Prefeito, vereadores e secretária de Cultura), não se posicionarem e tomarem as devidas providencias legais o quanto antes, até o final ainda deste ano, não restará nem tijolos desta importante parte  da história de Cosmópolis. A desculpa área particular, é desculpa de quem não entende de leis de patrimônio e preservação histórica, e não pode ser dada por autoridades públicas, ou será simplesmente incapacidade política sobre este assunto...Esperamos que não, e grande parte da população cosmopolense não aceita este desfecho para as colonias da Usina Ester, que representam não apenas a história de Cosmópolis, mas também a história de um povo, que nasceu, cresceu e ainda vive naquelas colonias. O projeto de tombamento é simples e basta a conscientização politica local, as colonias representam mais de 100 história de um povo, mais de 100 anos na formação da história de Cosmópolis e também do estado de São Paulo, já que as mesma hoje são únicas dentro do estado.

MANIFESTO CHEGA A TV
Equipe de reportagem da TV Record, no momento da entrevista do ex colono Hercúles Bongiorno à reporter Ana Paula Palazzi.
Depois de vários manifestos iniciados em nossos perfis do Facebook, o assunto comoveu não apenas a população de Cosmópolis, mas também emissoras da região. Nesta Sexta-feira a equipe de jornalismo da TVB Record de Campinas, esteve em Cosmópolis realizando uma reportagem especial sobre o assunto, esclarecendo dúvidas sobre as demolições das colonias, e se realmente o poder público cosmopolense pode interferir contra este absurdo, que trouxe a revolta de muitos cosmopolenses. A matéria especial vai ao ar pela TVB Record nesta Segunda-feira dia 26/11, ao 12h30 no programa Balanço Geral, do apresentador  Jair Dupra, matéria realizada pela repórter Ana Paula Palazzi em parceria com a equipe do Acervo Cosmopolense. Não perca nesta segunda-feira.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: