Texto e foto Adriano da Rocha
Dona Julia e Tita, sempre unidos trabalhando na loja da família. |
Década de 80...
Um casal que deixou muitas saudades, Dona Júlia e Constantino Ferreira, o Tita, como era carinhosamente conhecido. Durante mais de 70 anos foram proprietários de uma das lojas mais tradicionais de Cosmópolis, referência da cidade em toda região.
O Tita começou cedo a trabalhar no comércio varejista, foi mascate da Loja Bichara na década de 1920, e por isso também era conhecido como "Tita Bichara", mas na verdade não tinha nenhuma ascendência árabe. Era filho de "filhos da terra", e com muito orgulho aqui nascido.Sua família chegou à Cosmópolis no inicio da Fazenda Funil, sendo colonos da lendária propriedade rural, entre as maiores do Estado.
A "Loja do Queima", Loja do Tita e Lojão do Tita, foi durante décadas o comércio mais antigo em funcionamento interrupto de Cosmópolis. O casal adorava a profissão, seu gosto era atender bem o cliente e negociar , dos tradicionais móveis, roupas, armarinhos, ferragens, discos, de tudo, sempre tinha um pouco na loja do Tita.
Vender, negociar, fornecer produtos aos clientes, essa era sua satisfação, até pregos e parafusos ele vendia, fabricados por ele mesmo.
Dona Júlia sempre simpática, recebia os clientes da loja na porta, e adorava contar um piada.
Um casal que ficou na história de Cosmópolis, e a eles nossas lembranças e saudades.
Atual Mega Lojão na Avenida Ester, próximo à Rua Expedicionários, local que durante mais de 70 anos, foram as dependências da Loja do Tita, e logo acima da loja, a casa da família. |