sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SÃO PAULO 459 ANOS

Cidade capital, cidade brasileira, cidade Mundo.

Textos Adriano da Rocha
 São Paulo de Piratininga, São Paulo da garoa, São Paulo orgulho do Brasil. Parabéns São Paulo, a seu povo os sinceros desejos que o seu progresso continue contigo para orgulho de nossa nação, que São Paulo Apóstolo interceda por vós junto a Deus, iluminando seus governantes para que a saúde, educação e segurança sejam as bênçãos concedidas ao seu povo neste ano de 2013. Nossa homenagem através de poemas e músicas nessa data a ti São Paulo, nossa capital, nosso orgulho de Paulista. Poemas que exaltam sua grandeza e sua história, e principalmente a sua cultura que traduz com perfeição a cosmopolita que tu és. 

Feliz aniversário São Paulo.

  

  Umas das gravações mais vendidas da história do disco no Brasil (mais de dois milhões de cópias entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 1954), e marca registrada na memória de muitos Paulistas e brasileiros sobre São Paulo. Gravação que se tornou símbolo do IV centenário em 1954, e depois de 59 anos o dobrado de Mario Zan e J.M. Alves ainda é sucesso e a música mais tocada nesta data. A gravação postada acima é de 1953, uma versão pouco conhecida por muitos gravada na RCA Victor por Carlos Galhardo com a participação de Mario Zan e sua bandinha. A gravação foi sucesso de imediato, que a gravadora visando às comemorações do IV centenário regravou o dobrado por Mario Zan e o sucesso do dobrado foi dobrado.



Mario Zan o eterno símbolo musical Paulistano. 
    IV Centenário
( Mário Zan e J M Alves)

São Paulo, terra amada,
Cidade imensa, de grandezas mil !
És tu, terra adorada,
Progresso e gloria, do meu Brasil !
Ó terra, Bandeirante,
De quem se orgulha, a nossa nação !
Deste, Brasil gigante,
Tu és a alma e o coração !

São Paulo, terra amada,
Cidade imensa, de grandezas mil !
És tu, terra adorada,
Progresso e gloria, do meu Brasil !
Ó terra, Bandeirante,
De quem se orgulha, a nossa nação !
Deste, Brasil gigante,
Tu és a alma e o coração !

Salve o Grito do Ipiranga,
Que a história consagrou !
Foi em ti, ó meu São Paulo,
Que o Brasil, se libertou !
O teu IV Centenário,
Festejamos com amor,
Teu trabalho fecundo mostra,
Ao mundo inteiro, teu valor !

Ó linda terra de Anchieta,
Do Bandeirante destemido,
Um mundo de arte e beleza,
Em ti, tem sido construído !
Tens tuas noites adornadas,
Pela garoa, em denso véu !
Sobre os teus edifícios,
Que até parecem chegar ao céu !...

Pátio do colegio...foto Consolata Panhozzi
Bezerra de Menezes
Perfil de São Paulo
Bezerra de Menezes

Aonde estão teus sobrados,
De longos telhados,
E teus lampiões?
E os moços da academia,
Na noite tão fria,
Cantando canções?
E sinhazinha delgada,                                                            
Pisando a calçada,
Na tarde vazia?

O tempo tudo mudou,
Mas não apagou,
A tua poesia.

Não mudou,
Não se apagou,
A tua sedução,
A garoa,
Cai atoa,
Pra guardar,
A tradição.

São Paulo num só minuto,
É o Brás, Tietê, viaduto,
Barracas de flores,
E a multidão.

Os Pardais,
Em madrigais,
O sol rasgando a cerração,
E a noite com seus pintores,
Apagando, acendendo em cores,
Teu nome, no meu coração...
Teu nome, no meu coração...


Sobre o autor:
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831  Rio de Janeiro, 11 de abril de 1900) foi médico, militar, escritor, jornalista, político e expoente da Doutrina Espírita no Brasil.

Homenagem Caipira a São Paulo
  No estado que nasceu a música caipira não poderiam faltar diversas homenagens a sua capital, na linguagem caipira da viola, a "Capitá Bandeirante". São milhares as musicas nesses mais de 80 anos de gravações caipiras e sertanejas, escolhemos algumas que expressão muito bem o amor a nossa capital, sucessos consagrados no meio caipira e na música popular brasileira, sempre lembradas musicalmente e historicamente ao se falar de Moda Paulista, ou ao se cantar o estado de São Paulo e nossa capitá.



  Êh êh São Paulo, que nunca cantou esses versinhos, um refrão alegre e bem rimado que fazia lembrança ao bordão usado no rádio pelos criadores deste sucesso, a dupla Alvarenga e Ranchinho, primeira dupla do rádio e um dos maiores orgulhos musicais Paulistas. A gravação foi realizada em 13 de dezembro de 1943 nos estúdios da gravadora Odeon, que somente liberou a moda em Março de 1944, depois do carnaval. A música era sucesso com toda certeza já per sentiam os diretores da Odeon, e para não "prejudicar" alguns cantores da época que iriam concorrer com suas marchinhas no carnaval de 1944, a música caipira teve seu lançamento adiado, uma jogada da gravadora para faturar com as marchinhas carnavalescas do carnaval. Porém não foi o contratempo que fez que a moda composta por Alvarenga se tornasse sucesso, que em meses depois de seu lançamento era a música mais tocada em toda o Brasil, e um dos discos de maior vendagem na época com mais de um milhão de copias vendidas só no ano de lançamento. Um clássico Paulista feito na simplicidade por dois filhos da terra que durante décadas orgulharam o estado com seu talento.


   
 A dupla Coração do Brasil, Tonico e Tinoco são a representação maior de nossa cultura e tradições Paulistas, ouvir Tonico e Tinoco é ouvir o estado São Paulo através de suas vozes, suas modas representam o povo Paulista, seus costumes, suas histórias, glórias, e as belezas do estado e a vida caipira Paulista. Em mais de 60 anos de história musical destes dois irmãos, diversas músicas homenagearam o estado de São Paulo e nossa capital, algumas se encontram com facilidade na internet, e outras infelizmente não estão disponibilizadas ainda (em breve estaremos adicionando algumas dessas em nosso canal do youtube), sucessos como o cateretê "Paulista"; Viva São Paulo composição feita em homenagem ao aniversário de São Paulo; Bandeira Paulista cateretê feito em homenagem aos soldados da revolução de 1932; Ê! São Paulo um cururú que faz ilusão ao clássico da dupla Alvarenga e Ranchinho; Paulistinha cateretê que foi gravado em duas versões sendo destaque com a participação da dupla mirim na época Gilberto e Gilmar que no disco interpretavam Tonico e Tinoco quando crianças.. São várias as homenagens da dupla ao estado e a cidade de São Paulo, destacamos aqui o cateretê São Paulo Gigante, composição do Tonico e Ariston de Oliveira, gravação de 1977 pela Continental. Gravação de 1977, que era cantada nos programas de rádio da dupla na década de 60, que somente foi gravada anos mais tarde em um Lp comemorativo da dupla, com o titulo "Tonico e Tinoco em Festa", que traz diversas músicas da dupla em homenagem a datas festivas do ano, como dia das mães, dia dos pais, natal e festas juninas.



 Encerramos essa homenagem com a declamação da letra da canção São Paulo coração do Brasil de David Nasser e Francisco Alves, declamada pela Paulista Roberta Zi.

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: