terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA MUSICAL

Sucesso em todo o Brasil e proibição em Cosmópolis.
Texto e fotos Adriano da Rocha
Aurora Miranda e Raul Torres
 Há 78 anos atrás a embolada Paulista "Seu João Nogueira", era sucesso em todo Brasil nas vozes de Aurora Miranda e Raul Torres, um estilo musical novo criado por Raul Torres misturando o ritmo nordestino com o improviso do cururú Paulista, estilo musical que se tornou sua marca registrada na década de 30, e slogan no disco e emissoras da capital federal Rio de Janeiro, de o "Rei da Embolada". Em um modo caipira e bem humorado , Raul Torres  fazia as rimas sobre assuntos diversos, e em algumas emboladas entre as estrofes algumas tiradas sobre a politica da época ou situações vividas pelo povo no seu Brasil caipira. Em Cosmópolis a embolada foi proibida por uma famosa usina açucareira da época, que segundo os proprietários a música era imoral e maliciosa, porém a verdade era bem outra...

Gravação Odeon de 1935, com Raul Torres sua embaixada e participação de Aurora Miranda. Embolada Paulista, estilo criado por Raul Torres na década de 20, seguindo a embolada nordestina, porém totalmente diferente na adaptação do Torres, que se tornou rei neste estilo musical sem nunca ter viajado para o Norte e Nordeste, antes de criar o estilo, simplesmente ouviu alguns emigrantes nordestinos cantando em uma praça no Rio de Janeiro quando se apresentava em uma emissora da capital, e recriou o estilo dos nordestinos, que basicamente era uma embolada desafio feita com dois pandeiros. Raul adaptou o estilo nordestino misturando o ritmo com o cururú Paulista, que é feito com uma base em um refrão e os outros versos no improviso. O novo estilo foi um grande sucesso em todo Brasil, e se tornou uma das marcas registradas do cantadô. A embolada do vídeo é uma composição de Raul Torres com seu grande parceiro de sucessos João Pacifico. O prestigio de Raul Torres no meio artístico da época era fantastico, gravou com os maiores cantores e cantoras da época, como Francisco Alves, Irmãs Batista, Moreira da Silva, Pixinguinha, entre tantos outros. Nesta embolada Paulista Raul Torres tem a participação da consagrada Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. Gravação que foi um grande sucesso na época e destaque na carreira da cantora Aurora Miranda.

1941...Desfile das rainhas do carnaval da Usina Esther.


 A história da música em Cosmópolis:
 
 No lançamento da música e o sucesso nas emissoras de rádio da Capital e interior, a embolada se tornou um sucesso popular em todos os meios sociais da época. Em Cosmópolis a direção da Usina Esther, recebeu uma ordem dos proprietários para a proibição da música nas festas dos funcionários, e até mesmo nas cantorolas de serviço. O motivo segundo os proprietário da Usina, a família Nogueira, era que a embolada era uma música indecente e impropria, merecia ser taxada assim pela censura.Mas a verdade é que a embolada era uma critica feita pelo consagrado cantor Raul Torres e João Pacifico (nascido em Cordeirópolis-SP) a um João Nogueira que era parente próximo dos famosos Usineiros Paulistas, que na época eram donos de muitas terras no interior Paulista, a também figuras de destaque na politica Paulista e brasileira no século passado.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: