domingo, 14 de abril de 2013

TRENZINHO CANAVIEIRO

Texto e foto Adriano da Rocha
   1906...Trenzinho carreador como era conhecido entre os fornecedores de cana da Usina Esther. Durante mais de 50 anos fazia parte da paissagem de Cosmópolis, transportanto cana de açúcar dos forncedores do Nova Campinas, região onde se localizava os maiores forncedores da Usina. O trenzinho passava dentro de alguns sítios onde as terras eram cortadas pelos trilhos da antiga Cia Funilense. O fornecedor recebia um vagão com capacidade para mais de 10 mil kilos de cana cortada, a carga era formada e no dia marcado o trenzinho buscava a carga que era levada na confiança dos forncedores para Usina onde era pesada pelo balanceiro da usina, que na maioria das vezes "puxava" o peso para a Usina ou para si mesmo.

   Esse "roubo" virou até música cantada pelo saudoso Raul Torres, e grande sucesso na década de 30, mas também gerou 3 grandes greves de fornecedores que pararam a Usina. O trenzinho puxou cana dos fornecedores até 1952, quando as linhas do Nova Campinas foram desativadas em uma certa "vingança" feita pelos antigos diretores da Usina, o trenzinho somente era usado nas terras da Usina transportando funcionários e cana dos canaviais da Usina. Na década de 80 foi feita uma doação de terras feitas pela FEPASA (antiga Sorocaba) para prefeitura de Cosmópolis, na região onde passavam os trilhos da Sorocabana e que eram feitos os consertos das locomotivas próximo ao antigo bairro da sericultura.

   Nas terras foram construídas a câmara Municipal, o projeto do mercadão Municipal que virou rodoviária e 3 grandes praças, destacando a Praça dos Ferroviários em frente a câmara, que recebeu da Usina Ester a doação de uma das 8 antigas locomotivas, os trenzinhos carreadores. Os trenzinhos canavieiros foram construídos na Inglaterra sobe encomenda do Grupo Nogueira de investimentosem 1890 (construção e transporte para o Brasil demorou quase 4 anos),a Usina Ester foi uma das primeiras do mundo a possuir os modernos trenzinhos, que cortavam mais de 40 quilometros de trilhos pertencentes a Funilense... Em breve a história continua em nosso blog, aguardem.
...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: