quinta-feira, 6 de junho de 2013

RAMAL FINAL PÁDUA SALLES

Texto e foto Adriano da Rocha
 1918... Estação da Companhia Sorocabana (E.F. S Estradas de Ferro Sorocabana) em Pádua Salles distrito de Conchal, ponto terminal da antiga ramal da Companhia Carril Agrícola Funilense. Na época 44 quilômetros de estradas de ferro que iniciavam seu percurso em Campinas na sede da Cia agrícola Nogueira, futuro Mercadão Municipal de Campinas, e terminavam as linhas na estação de Pádua Salles antigo Núcleo colonial Visconde de Indaiatuba. Último ramal da famosa Cia Funilense fundada em 1890, que depois da falência oficial em 1904 o governo Paulista assumiu a Cia até 1923, e em 1924 a Cia é vendida e incorporada a Cia Sorocabana de estradas de Ferro. A última parada da Funilense a Estação de Pádua Salles, era um ponto de referência no dia a dia dos cosmopolenses e nogueirenses que utilizavam as velhas linhas da estrada de ferro. Nos termos Paulistas a “bardeação” e o “apiár”, eram sempre usados ao se falar da estação de Pádua Salles, estação que teve a sua desativação em 1960 e foi palco de uma grande revolução contra o fim das estradas de ferro. A desativação foi decretada no governo Carvalho Pinto, e começou na nossa região em 1959 pelo inicio das antigas linhas da Funilense em Campinas no Mercadão, e seguia o percurso da Funilense para a retirada dos trilhos pelas velhas estações, passado por Barão Geraldo, Paulínia, e em 1960 chegando a Cosmópolis e depois Artur Nogueira até a última ramal em Pádua Salles, onde os funcionário do governo foram recebidos com grandes protestos. A população de Conchal na época se revoltou, e para impedir que os trilhos fossem arrancados foi criada uma revolução entre os moradores da pequena cidade, alguns se amarão aos trilhos, trechos de acesso à cidade foram fechados, e a revolução do povo de Conchal foi destaque em todo estado de São Paulo, já que Conchal foi uma das poucos cidades que se rebelou contra o governo. A revolução deu certo por um pequeno tempo, o governo recuou por alguns meses a desativação da linha, e depois que o povo já estava acomodado com a possível vitória em 1961 o governo terminou o serviço. Uma época triste e que ficou marcada na história de todo o estado de São Paulo, era o fim de uma história, o fim de uma época que terminavam, uma triste passagem da nossa história que ainda traz lágrimas para muitos filhos da terra da região.
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