Texto e foto Adriano da Rocha
1918...
Estação da Companhia Sorocabana (E.F. S Estradas de Ferro Sorocabana)
em Pádua Salles distrito de Conchal, ponto terminal da antiga ramal da
Companhia Carril Agrícola Funilense. Na época 44 quilômetros de estradas
de ferro que iniciavam seu percurso em Campinas na sede da Cia agrícola
Nogueira, futuro Mercadão Municipal de Campinas, e terminavam as linhas
na estação de Pádua Salles antigo Núcleo
colonial Visconde de Indaiatuba. Último ramal da famosa Cia Funilense
fundada em 1890, que depois da falência oficial em 1904 o governo
Paulista assumiu a Cia até 1923, e em 1924 a Cia é vendida e incorporada
a Cia Sorocabana de estradas de Ferro. A última parada da Funilense a
Estação de Pádua Salles, era um ponto de referência no dia a dia dos
cosmopolenses e nogueirenses que utilizavam as velhas linhas da estrada
de ferro. Nos termos Paulistas a “bardeação” e o “apiár”, eram sempre
usados ao se falar da estação de Pádua Salles, estação que teve a sua
desativação em 1960 e foi palco de uma grande revolução contra o fim das
estradas de ferro. A desativação foi decretada no governo Carvalho
Pinto, e começou na nossa região em 1959 pelo inicio das antigas linhas
da Funilense em Campinas no Mercadão, e seguia o percurso da Funilense
para a retirada dos trilhos pelas velhas estações, passado por Barão
Geraldo, Paulínia, e em 1960 chegando a Cosmópolis e depois Artur
Nogueira até a última ramal em Pádua Salles, onde os funcionário do
governo foram recebidos com grandes protestos. A população de Conchal na
época se revoltou, e para impedir que os trilhos fossem arrancados foi
criada uma revolução entre os moradores da pequena cidade, alguns se
amarão aos trilhos, trechos de acesso à cidade foram fechados, e a
revolução do povo de Conchal foi destaque em todo estado de São Paulo,
já que Conchal foi uma das poucos cidades que se rebelou contra o
governo. A revolução deu certo por um pequeno tempo, o governo recuou
por alguns meses a desativação da linha, e depois que o povo já estava
acomodado com a possível vitória em 1961 o governo terminou o serviço.
Uma época triste e que ficou marcada na história de todo o estado de São
Paulo, era o fim de uma história, o fim de uma época que terminavam,
uma triste passagem da nossa história que ainda traz lágrimas para
muitos filhos da terra da região.