quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

AINDA ONTEM

Texto e fotos Adriano da Rocha
Povo esperando a chegada das autoridades para a posse do primeiro prefeito da nova cidade de Cosmópolis. No lado esquerdo da foto próximo das crianças acompanha tudo um repórter do jornal Correio Popular de Campinas.
 Há exatos 69 anos em 01 de Janeiro de 1945, uma segunda-feira, Cosmópolis se oficializava cidade com a posse de seu primeiro prefeito e vice-prefeito, os pioneiros Dr. Moacir do Amaral e Caetano Achiles Avancini, eleitos pela maioria de votos da comissão emancipadora do município. A então nova cidade de Cosmópolis amanhecia em grande festa naquele dia primeiro do ano, os cidadãos cosmopolenses acordavam ao som de dobrados, valsas e da marcante marcha “Paris Belfort” (tema da revolução de 32) regida em alvorada às 6:00hrs daquela manhã de Segunda-feira pela “Corporação Musical Cosmopolense”. Os serviços de auto falantes da Praça Major Artur Nogueira, da Igreja de Santa Gertrudes e o carro de som do locutor Ali Babá anunciavam em alto som: "Cosmópolis hoje é cidade não mais vila de Campinas, viva o novo município". Carreatas de carros, charretes, troles e cavaleiros cortavam a cidade em grande festa, rojões estouravam aos céus da "nova cidade" anunciando a boa nova. As comemorações da virada do ano de 1944 foram pequenas perto da alegria do povo em ver seu maior sonho ser realizado depois de anos de muitas lutas. Era o final de uma grande batalha que se iniciou na década de 30, uma “batalha” contra os interesses da cidade de Campinas e de outras pequenas vilas da região, que se mostravam contrarias a emancipação de Cosmópolis. Nesta luta burocrática e cheia de controvérsias, um dos saldos “negativos” foi a perca dos territórios de Paulínia e Artur Nogueira, antes pertencentes à Cosmópolis, e também uma grande extensão de terras as cidades Limeira e Americana.

Corporação Musical (Banda da cidade) no alto do coreto da praça da estação,acompanhados por grande público esperavam o prefeito e vice para juntos todos irem oficializar a posse na prefeitura.Todos celebrando com grande alegria a Nova Cosmópolis que surgira com a emancipação da vila a cidade.
 
Corporação musical chegando ao largo da Igreja de Santa Gertrudes para inicio da celebração da missa campal. A celebração feita pelo padre Germano Prado foi realizada depois de benção na prefeitura, e toda missa como era de costume realizada em latim.

...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: