Com letras maiúsculas gritantes para destacar ainda mais a notícia para os leitores o titulo: MILHARES DE PESSOAS PRESTIGIARAM O CARNAVAL “COSMO FOLIA 2014”. A matéria ao ser lida pelos menos atentos traz o entender que o Cosmofolia 2014 foi “uma das maiores festas de carnaval da região”, e segundo o prefeito diz nesta matéria “foi um carnaval que fez história em Cosmópolis este ano”.
Alguns trechos desta matéria que merecem sua atenção e seus comentários:
“O carnaval família recebeu a população, que durante as quatro noites aproveitou o carnaval de rua ao som de marchinhas e sambas”
•“Mais de 20 mil pessoas passaram pela Avenida durante o carnaval” •
“O prefeito de Cosmópolis Dr. Antonio Fernandes Neto esteve presente todas as noites do evento juntamente com a Primeira Dama, presidente do fundo Social de solidariedade e secretária de Promoção social, Thais Vieira”
Finalizando a “matéria” com as palavras do prefeito:
“Fico muito feliz que a população tenha comparecido ao Cosmofolia. Isso mostra que o nosso Carnaval continua fazendo história” afirmou o prefeito Dr. Antonio. Encerando a “matéria”
Um dos assuntos mais comentados no Facebook cosmopolense na semana do carnaval foi o Cosmofolia 2014. Em “milhares” de perfis o “carnaval em Cosmópolis” foi destaque em comentários e atualizações de status. Postagens como: “o carnaval de cosmo morreu”, Não tinha ninguém na Avenida, “acabou o carnaval em Cosmópolis”, entre tantas e tantas atualizações sempre o mesmo tema, o fracasso, o fim, o agonizar de uma das maiores tradições de Cosmópolis, o “nosso Carnaval”.
Nos dias de abertura do Cosmofolia 2014 (01/03 e 02/03) segundo comentários do Face, segundo comerciantes que trabalharão no local, e visível em diversos vídeos compartilhados na net, não mais que 100 pessoas participaram do evento. Segundo dados das autoridades policiais o número foi até menor, e este número eu mesmo posso comprovar e digo sem medo de errar, não chegou a 100 pessoas nos dois primeiros dias da folia. No último dia do evento esse número pode até ter aumentado para no máximo 500 pessoas, mas NUNCA de forma alguma nos 4 dias estiveram presentes no evento MAIS DE 20 MIL PESSOAS.
A única certeza é que foram mais de 20 MIL PESSOAS, que PASSARAM pela Avenida Centenário. O verbo PASSAR está correto na publicação feita pela prefeitura, os foliões PASSARAM PELA AVENIDA, faltou “apenas” os complementos no texto: passaram pela avenida de carro, moto ou para “pegar” o ônibus e ir ao carnaval de Artur Nogueira.
Realmente com estes complementos eu concordo com o texto, e creio que o número de foliões que PASSARAM PELA AVENIDA e foram para Artur ultrapassou os 20 mil, sendo que a folia Nogueirense deste ano entrou para história dos 84 anos da festa pelo recorde de publico.
O "Carnaval cosmopolense 2014" como disse o prefeito entrou na história de Cosmópolis, mas entrou como uma das mais tristes e vergonhosas páginas da nossa história. Uma página com o titulo: 2014, o ano da morte do Carnaval em Cosmópolis”.
1918...Corso de carnaval descendo as ruas de terra da velha Avenida Esther. |
Pobre Carnaval cosmopolense, com mais de 118 anos de história agonizou e morreu junto com o amor e a união do cosmopolense, e principalmente pela falta de coragem do povo de enfrentar e lutar contra os algozes desta morte anunciada a mais de 20 anos.
Não concordará, não aceitará, essas modestas linhas escritas em desabafo, os responsáveis por essa morte, a turma do “cordão do puxa saco” (que felizmente a cada dia diminui mais) e todos aqueles que organizaram este massacre contra nossos maiores bens: a nossa cultura , as nossas tradições e nossa história.
Os responsáveis vão ler essas linhas e sentiram um forte amargo na boca, e mesmo que venham a querer se defender, não existe argumentos ou respostas, que possam explicar uma realidade vista com tristeza e vergonha por toda a população. Uma triste realidade, a qual com tristeza vos digo : a maioria dos “nossos representantes” não representa a população e sim os seus interesses.
Do contrario, se realmente representassem o povo com seus atos, nunca nosso carnaval morreria em um funeral milionário acompanhado por poucos, e aplaudido pelos seus “matadores” como uma festa que entrou para história.
Descanse em paz carnaval cosmopolense, quem sabe um dia, quem sabe!! Um dia você venha a renascer pelas mãos de um verdadeiro representante do povo, alguém que ame essa cidade, e não tudo aquilo que está cidade possa lhe proporcionar. Quem sabe um dia, quem sabe um dia, um apaixonado por essa terra e seu povo, com orgulho e merecimento venha a representar toda a grandeza cosmopolense, e assim nossa cidade se torne uma cidade para todos, e não apenas para um pequeno e selecionado grupo...
Fica aqui meu desabafo, e com certeza o mesmo pensar e penar de muitos cosmopolenses... Triste não é!! E o pior que não é somente o carnaval o moribundo, o morto. Outros falecimentos acontecem e nem vela e nem flor, o pobre morto recebe...
Texto Adriano da Rocha
...