terça-feira, 22 de abril de 2014

REDESCOBRIMENTO DO BRASIL PELOS BRASILEIROS...



  Sem anúncios, sem comentários, sem postagens, sem matérias, sem bolo, velinhas e festa a data de hoje passa despercebida na internet, televisão, e jornais. Os maiores portais da internet como o UOL e Terra esqueceram-se da “importante” data. Esqueceram ou simplesmente a data não dá noticia, e a noticia não dá curtir e “ups” pelas redes sociais!! Os maiores e mais conceituados jornais brasileiros como o pomposo “Estado de São Paulo” (uma curiosidade que poucos sabem entre os fundadores do jornal um Cosmopolense.. mas essa é outra prosa), o consagrado “O Globo”, o moderno “A folha de São Paulo”, ou até a voz escrita da capital brasileira “O Correio Brasiliense”, a única publicação sobre a data foi o registro da data no cabeçalho dos jornais impressos ou via net, somente: 22 de Abril de 20014. 

  Sem lembrança, sem registro, sem história, sem nenhum “marcador” como diz na net. Qui coisa né, será que todos se esqueceram do nosso primeiro ensinamento escolar sobre o Brasil!! A matéria obrigatória de estudo, capitulo principal das antigas cartilhas escolares, a pergunta das perguntas, a primeira pergunta feita pela professorinha aos alunos valendo ponto: Quando o Brasil foi descoberto?? A primeira das perguntas mais importantes feitas pela professorinha aos jovens brasileirinhos da primeira série do ensino fundamental, em seguida a celebre pergunta: Quem descobriu o Brasil?? Na sequência desta aula de história e de Brasil, surgia à pergunta mais temida pelos alunos em sala de aula: Qual o nome das três caravelas de Cabral?? O mais sabichão da sala de aula, estudioso dos livros nos tempos que não existia nem internet que dirá Google, dizia: Santa Maria, Pinta e Nina. 

   Não sei em outras escolas, não sei em outras cidades, mas moro em frente a maior escola da minha cidade, onde estudam em dois períodos mais de 1800 alunos, creio que pelos meus olhares e ouvidos a “importante” data passou despercebida, ou sem a lembrança merecida. O dia não amanheceu ao som do hino nacional, cantado em coro e respeito no pátio escola pelos alunos em grande exaltação ao consagrado pavilhão nacional: a nossa bandeira brasileira. A bandeira na verdade nem tremulou, os mastros estes há tempos foram destruídos por algum vândalo, ou tristemente por um brasileiro sem história, sem memória, e assim sem amor a sua pátria.

  Pode até ser coisa de um velho de 29 anos, mas nos meus tempos escolares a data hoje esquecida, era uma das datas mais importantes do calendário cívico escolar, era lembrada desde o inicio do mês de Abril. Sim, os cadernos em suas folhas antes de ser escrito o cabeçalho três listas eram feitas nas cores verde e amarela, exaltando no começo mês as importantes datas seriam lembradas: “O dia de Tiradentes e o Descobrimento do Brasil”.

   É as coisas mudam, e mesmo que tantos historiadores digam que a antiga data “consagrada” e “exaltada” não seja a real, e que até o descobridor não seja realmente o Cabral; a data 22 de Abril de 1500, por respeito e brasilidade deve ser lembrada e respeitada. A data é o símbolo do surgimento de um povo, do nascimento de crenças, modos, costumes, do nascimento do jovem Brasil. Jovem Brasil que hoje completa seus 514 anos, como disse acima do longo desabafo, sem festa, sem vela, sem a lembrança dos seus filhos.

   Filhos ingratos que se esquecem da mãe, e só lembram-se da “Pátria Amada Mãe Gentil” para reclamar e gritar o “brado” e “retumbante” GOLLL nos dias de copa. Dias estes que logo vem chegando, onde todos com orgulho se vestiram como “raios fulgidos” as cores do Brasil para exaltar sua terra e o “sagrado” futebol como diz tal Rei deste esporte. Em lábaros o verde-louro desta flâmula nos carros, casas, comércios, na pele, no cabelos, no sangue do Brasileiro. 

  Tudo será Brasil, e o Brasil será orgulho aos brasileiros somente se, se, se ganhar a Copa do Mundo. Ganhando o Brasil será com orgulho brasileiro, seus verdes campos terão mais flores e nossos bosques terão mais vida, e nossa vida em seus seios mais amores. Ganhando Brasil, será uma pátria de amor eterno e como símbolo deste amor na camisa da seleção ostentarás estrelado a marca desta vitória... 

  Se ganhar, se ganhar.. No contrário, sem taça, com dividas e dificuldades criadas pela “odisseia” em busca do “Eldorado da salvação brasileira” o Hexa, tudo volta a ser o Brasil dos brasileiros, e não o Brasil criado pelos políticos brasileiros para o mundo na Copa. Será este Brasil dos brasileiros que por ignorância, esquecimento ou vergonha (quem sabe), mal sabem o dia de seu descobrimento, o dia do aniversário da “Pátria Mãe Gentil” e também do povo brasileiro. 

 Perdoai o seus filhos oh Pátria Amada Mãe Gentil, assim como “não sabem votar” e todos os anos eleitorais repetem os mesmos erros nas urnas , em mais este ano esqueceram de ti no dia do teu aniversário. Os políticos estes não vão esquecer o teu aniversário, felizes estão agora comendo seu bolo e os salgadinhos, com a barriga cheia, em suaves arrotos cantam os parabéns ao Brasil, sem o Brasil ser convidado para sua festa de aniversário. 

 Mesmo com tudo isso e mais um pouco, que às vezes sempre “inervam”, “desmotivam”, e tanto entristecem quem ama a ti Brasil, ainda tenho muito orgulho de ser brasileiro. Tenho orgulho destas terras, destas palmeiras onde cantam os sábias, de tuas belezas infindas, deste folclore único e inimitável, dos seus versos e prosas, de tanta coisa boa que nos traz a coragem para enfrentar as coiseiras ruins. Tudo isso traz o pulsar do coração e o orgulho em assim disser: "BRASIL FELIZ ANIVERSÁRIO".



Texto Adriano da Rocha

...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: