domingo, 11 de maio de 2014

MAMÃE MAMÃE

texto e foto Compadre Ancermo

"O "M" que eu trago guardado
Na palma da minha mão.
É o nome de mãe gravado.
No fundo do coração.
Mamãe, mamãe, mamãe. Como eu gosto de você.

Minha mãe como faz falta tua vida em meu viver".



 Uma das músicas mais lembradas no dia das mães, sucesso de 1964 do último LP da dupla Tonico e Tinoco na antiga gravadora Continental. “Toada aritimada” como dizia o Tonico, é uma composição do Tonico e Eduardo Llorente. Grande sucesso na Continental que se tornou sucesso novamente no selo” Chantecler” em 1965, com uma nova gravação no LP “Data feliz” e no compacto da foto que trazia o titulo “Mamãe mamãe”, sendo este compacto um dos mais vendidos no ano pela gravadora. No mesmo famoso compacto (foto) outra modinha dedicada as mamães, a toada “Mãezinha querida” (Tinoco e Zacarias Mourão), em “pareia” com a celebre toada “Brasil Caboclo”( Tonico e Walter Amaral) e a regravação de um grande sucesso da dupla Chiquinho e Zé Tapera ( Chiquinho irmão da dupla Tonico e Tinoco) e de autoria dos mesmos o cateretê “Velho pai “.

  A música “mamãe mamãe” foi um sucesso tão grande na carreira da dupla que outras vezes foi regravada, tantos eram os pedidos dos fãs que na volta da dupla em 1968 ao selo Continental a modinha voltou junto em um compacto especial; foi tema no cinema no filme estrelado pela dupla “A marca da ferradura” e uma das faixas do LP especial do longa metragem gravado na Continental em 1977, no mesmo ano faixa do LP especial “Tonico e Tinoco em Festa”.

  No ano seguinte, 1978, a música novamente fez parte de outro LP especial, o álbum duplo “36 anos de vida e glória de Tonico e Tinoco”.•.
 
  Na história da música caipira a dupla Tonico e Tinoco foi quem mais homenageou as mães, com modinhas feitas especialmente as mamães ou com temas inspirados nas queridas mães sertanejas.

Veja a relação em homenagem às mamães mamães, quinze grandes sucessos gravados nos mais de 60 anos de história da “Dupla coração do Brasil”:•.

Camisa preta (Tonico, Tinoco e Sebastião de Oliveira)* 1949- a primeira gravação com o tema "mãe" gravado pela dupla.

Mão criminosa (Tonico e Ado Benatti )* 1950
História da Minha Vida (Paiozinho e Salvador Mário Biscardi)* 1953
Recado (Arlindo Pinto e Anacleto Rosas Júnior) *1954
Meu Recado (Tinoco e Paiozinho)*1954
As Duas Mães ( Tonico e Tinoco) * 1956
Mãe, Sempre Mãe (Tonico e Cotoco) * 1959

Cabelo de trança (Tonico, Tinoco e Zé Paioça)* 1960
Mãezinha Querida (Tinoco e Zacarias Mourão)*1961
Mamãe, Mamãe, Mamãe (Tonico e Eduardo Llorente)* 1965
Mãezinha Querida ( Tinoco, Zacarias Mourão e Nhô Mário) * 1963
Bom Filho (Tonico, Tinoco e Ariston de Oliveira)* 1972
Mãe Sertaneja (Tonico, Tinoco e Capitão Furtado) * 1973
Mãe Preta Maria ( J. dos Santos, Tonico e Zé Paióça) * 1976
Bom Jesus de Pirapora (Serrinha e Adop Benatti) *1977

  Maria do Carmo Peres, mãe da dupla Tonico e Tinoco. Mãe sertaneja, mãe cabocla de verdade, assim era a dona Maria do Carmo mãe da famoso dupla e de mais quatro filhos, o cantor e comediante Chiquinho, e as “meninas” Antonia, Rosalina e Aparecida. Legitima Cabocla Paulista nascida na região rural de Botucatu, Dona Maria do Carmo encontrou em um espanhol o imigrante Salvador Peres o amor verdadeiro, ao seu lado foram mais de 60 anos de uma feliz união que teve inicio em 1916 e somente chegou ao seu fim na década de 70 com a morte de Salvador. Mãe carinhosa e fã número um dos filhos, sempre incentivadora do dom divino da dupla, acompanhou os filhos até seus últimos dias de vida, foi um exemplo de mãe sertaneja, o principal esteio na vida e carreira da consagrada dupla coração do Brasil.

 
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: