quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

AINDA ONTEM NO DIA PRIMEIRO DO ANO

   Há exatos 70 anos, em 01 de Janeiro de 1945, uma segunda-feira de muito sol, Cosmópolis amanhecia em grande festa, oficialmente eram empossados os primeiros prefeito, vice e vereadores da nova cidade paulista, emancipada de Campinas em 30 de Novembro de 1944.



  Em contagiante alegria o povo gritava feliz pelas ruas de terra: "Cosmópolis hoje é cidade não mais vila de Campinas, viva o novo município". Carreatas de carros, charretes, troles e cavaleiros cortavam a cidade em festa, rojões estouravam aos céus da "nova cidade” anunciando a boa nova. As comemorações da virada do ano de 1944, foram pequenas perto da alegria do povo de ver um sonho ser realizado depois de muitas lutas, era o final de uma grande batalha que inicio-se na década de 30.
  O sonho se concretizava com a posse do primeiro prefeito Doutor Moacir do Amaral e do vice Caetano Achiles Avancini, eleitos pela comissão emancipacionalista, formada por representantes do povo.

   Neste  registro fotográfico, feito na manhã daquela segunda-feira, a população aguardava em festa na antiga Praça da Estação (Atual Praça Major Artur Nogueira, popular Praça do Coreto) a chegada das autoridades,  seguindo para a posse da prefeitura e logo depois missa campal na Igreja Matriz de Santa Gertrudes.

  No alto do velho Coreto a Corporação Musical de Cosmópolis (Banda da cidade) “executava” marchas vibrantes ao grande público que esperava as autoridades vindas de toda região pela Maria fumaça da Cia Sorocabana. Em cortejo a população acompanhava seu primeiro prefeito e vice para oficializar a posse da velha subprefeitura, que naquela manhã tornava-se simbolicamente com a retirada do letreiro a prefeitura da Cidade de Cosmópolis-SP.

Texto e foto Adriano da Rocha

...

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: