Antonio Nelson Kantovitz, era natural de Piracicaba, escolheu Cosmópolis como seu segundo berço a mais de 50 anos, figura de destaque no ensino ginasial e no rádio cosmopolense. Casado com a querida Dona Namyr Cavagnini Kantovitz, da feliz união tiveram um único filho, o maior orgulho do casal, o jornalista e radialista João Alberto Kantovitz.
Seu Antonio como era carinhosamente conhecido, foi professor em diversas escolas cosmopolenses, um exemplo de profissional, sempre lembrado pelos amigos de ensino por seu caráter, respeito, e amor pela profissão, a qual escolheu ainda menino. Tantas histórias marcaram sua trajetória profissional na extinta Escola do Comércio, EEPG de Cosmópolis (atual Nicolau Nolandi), GEPAN, LOCAK, entre outras, ocupando os cargos de professor de Geografia, Moral e cívico, e os cargos de diretor e vice-diretor.
Austero, de um português impecável, sua voz firme e um tom único o levaram na década de 90 a estrelar nas manhãs cosmopolense de Domingo; um programa dedicado as músicas orquestradas, Jazz band’s, velha guarda e sinfônicas, o popular Audições, (entre outros nomes o mais conhecido) o famoso programa do Seu Antonio, iniciado pontualmente as 11h00, sempre anunciado com marcantes prefixos musicais do maestro Ray Conniff...
Meu particular amigo nos tempos no rádio cosmopolense, fui sonoplasta e discotecário dos seus programas nas nossas saudosas emissoras “comunitárias”. Refugio dos apaixonados por Cosmópolis e pelo rádio, recanto dos astros do microfone municipal. Radialista de destaque nas emissoras: Rádio Frequência FM, Rádio Dinâmica, Rádio Cristal FM, Rádio Livre Expressão, Rádio Você, entre outras as quais sempre exerceu com maestria seu maravilhoso programa dominical. Nos domingos cosmopolenses era tradição o almoço ao som dos sucessos instrumentais “radiados” pelo querido Antonio Nelson Kantovitz, sua voz era inconfundível, não era "imposta", grave por natureza, e o português, sua marca maior, erudito, uma verdadeira aula de língua português .
Fica aqui minha singela e modesta homenagem ao querido amigo, me pegou de surpresa sua partida, chega a faltar palavras. A família enlutada, aos amigos, aos milhares de ex-alunos, os meus sinceros sentimentos. Que Deus em sua infinita misericórdia nos conforte neste momento. Grande amigo Antonio Nelson Kantovitz, seu Antonio, descanse em paz, o Criador neste momento tem ao seu lado um dos seus mais fieis representes, Vai com Deus Seu Antonio, vai com Deus grande amigo.
Texto Adriano da Rocha
...