terça-feira, 6 de dezembro de 2016

AINDA ONTEM



   Em novembro de 1999, seguindo as comemorações do aniversário de 55 anos de Cosmópolis, a “Biblioteca Pública Municipal José Kalil Aun” era transferida e reinaugurada em novo endereço. O local era um antigo prédio industrial, localizado na Rua Antônio Carlos Nogueira. O barracão também já foi sede do extinto "Clube dos 30", formado por jogadores de bilhar e cartas. 

 No mesmo período, ocorria a extinção da Secretaria de Cultura, que passou a ser um departamento da Secretaria de Educação. Dessa forma, a nova sede da Biblioteca abrigou o Departamento de Cultura e passou a receber todo o acervo cultural da cidade (livros, jornais e documentos).

 A primeira sede da Biblioteca, localizada na Rua Ramos de Azevedo, foi cedida pela Prefeitura para o atual Fórum. Entre os motivos da mudança estava a falta de acessibilidade da edificação, com uma gigantesca escadaria de acesso ao acervo, além de espaço insuficiente para os mais de 14 mil livros pertencentes à biblioteca e itens de estudos e pesquisas.

CENTRO DE CULTURA

  Na época do contrato de aluguel do novo espaço da Biblioteca, a Prefeitura adaptou o barracão para ser um centro cultural municipal. Foram criadas várias repartições no barracão para as áreas: administrativa, Departamento de Cultura, salas de oficinas de arte e aulas musicais, além do pavilhão (popular garagem) utilizado para os ensaios da Banda Municipal e da antiga Orquestra de Violeiros. Nas entradas da nova sede foram criadas vitrines em que eram expostos os trabalhos feitos por alunos nas oficinas. Todo o acervo de livros, jornais, revistas e impressos gerais eram dispostos em prateleiras especiais, com fácil acesso aos visitantes.

O TRISTE “FIM”
  Nas fotos, a primeira é de novembro de 1999, na frente da Biblioteca está a Banda Musical de Cosmópolis, um dos principais destaques da noite de reinauguração. A segunda foto mostra a fachada da Biblioteca na manhã de domingo (4). Registro feito após nove horas do incêndio, que na noite de sábado (3) destruiu totalmente o local e a Pizzaria Casamassima. No dia do fatídico incêndio, a Biblioteca havia completado 35 anos da sua fundação, concluídos na quarta-feira, dia 30 de novembro (aniversário de Cosmópolis).

Texto e fotos: Adriano da Rocha

#AcervoCosmopolense#MuitoSobreMaisCosmópolis #Incêndio#BibliotecaMunicipal
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: