Revolta, indignação e a mesma indagação de décadas: até quando isso será rotina na vida de milhares de cosmopolenses?
Ônibus sucateados, na maioria sem condições de atender com dignidade os usuários; constantes falhas mecânicas, decorrentes dos anos de uso e falta de manutenção regular; sobrelotação de passageiros, acomodações precárias para usuários e trabalhadores; conservação sanitária duvidosa, visível em toda área interna do veículo; goteiras, falta de sistema de ar condicionado, janelas danificadas; poltronas extremamente desconfortáveis, muitas destruídas pelo vandalismo e tempo de uso (...)
São as várias reclamações, postadas diariamente por milhares de usuários das linhas intermunicipais. Ônibus responsáveis pelos percursos Cosmópolis à Paulínia, Limeira, Campinas e bairros, transportando diariamente moradores de Cosmópolis, e demais cidades circunvizinhas, como Artur Nogueira.
A foto, é um dos registros feitos nesta manhã de sexta-feira (03). Em meio a incessante chuva, dezenas de trabalhadores cosmopolenses aguardam o conserto do ônibus intermunicipal da VB Transportes. Passageiros aguardam socorro mecânico do ônibus, no acostamento da SP-332, rodovia que liga Cosmópolis à Paulínia.
A cena transmite revolta e indignação, por ser a rotina diária de milhares de usuários das linhas intermunicipais. Recentemente, usando como argumento o reajuste de R$ 0,20 nas tarifas dos pedágios, a empresa aumentou em R$ 0,30 as passagens.
Mesmo com os descontos no diesel e impostos, alcançados com as greves de maio, a empresa realizou os aumentos das passagens.
Atualmente os serviços de cobrança dos ônibus foram modernizados pela empresa, sendo dispensados os cobradores. A medida adotada pela empresa, visa a modernização dos sistemas de cobranças.
Com o pagamento via cartões, diminuíram os índices de assaltos nas linhas, mas também, trouxe o fim dos cobradores.
Texto Adriano da Rocha
Foto Vitor Mattos