terça-feira, 1 de janeiro de 2019

AINDA ONTEM

MEMÓRIA POLÍTICA

01/01/1989 – Há exatos 29 anos, José Pivatto oficialmente assumia seu primeiro mandato como prefeito de Cosmópolis. O Partido dos Trabalhadores (PT), vencia um dos pleitos mais concorridos da história eleitoral cosmopolense, elegendo José Pivatto com 4.997 votos.

  
Na época, a Câmara Municipal possuía 15 vereadores, o PT elegeu três candidatos. O PMDB, principal adversário político, elegeu seis vereadores.

Na eleição de 1988, seis partidos concorreram ao pleito municipal, candidatando-se pela primeira vez o jovem José Pivatto, com 29 anos de idade.

A candidatura do PT, aderia um movimento nacional de restruturação da política brasileira, seguindo a retomada das eleições diretas e o fim do Regime Militar.

O PT Cosmópolis, anunciava a renovação da política municipal, então comandada desde os anos 1950, pelo mesmo grupo político.

Pivatto vencia nas urnas experientes políticos, como Oswaldo Heitor Nallin, o ex-prefeito ficou em segundo lugar, com 3.634 votos. Com 16.517 eleitores inscritos, 2.337 votaram em branco e nulo, somando 731 abstenções.

Pivatto, ao lado da primeira dama, Maria Lucia Vieira da Silva, pisam com os pés esquerdos ao adentrarem a entrada principal do Paço Municipal. Usando terno branco, o vice, Mauro Pereira, seguido por secretários, vereadores e autoridades partidárias.

Texto Adriano da Rocha
Foto Bruno Petch

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: