sábado, 8 de junho de 2019

“FESTA DE SANTO ANTÔNIO DO BAIRRO VILA NOVA"

É NESTE FIM DE SEMANA!!! 
Começa neste sábado (08), a tradicional quermesse da "Comunidade Santo Antônio", realizada há mais de 50 anos no bairro Vila Nova.

As festividades do Vila Nova, estão entre as mais esperadas de Cosmópolis, reunindo milhares de pessoas todos os anos.
Os principais atrativos do evento são as barracas típicas, com as famosas porções da comunidade. São várias as opções de salgados, caldos, doces, bebidas como quentão e vinho quente.

Um dos mais gostosos destaques é a porção mista de polenta com calabresa, seguindo a mesma receita das “nonas do Vila Nova”, percursoras da festividade nos anos 1960.
Outro prato que merece sua degustação, são os pasteis de Santo Antônio, fritos e recheados na hora.

Todas as noites são realizados os populares sorteios de prêmios, patrocinados pelos comerciantes e fiéis. Nesta edição de 2019, dia 14 (sexta-feira), show com o sanfoneiro Sérgio Augusto, da cidade de Brotas.

QUANDO?
Quermesse nos dias 08, 09, 14, 15 e 16 de junho, com início às 19h
ONDE?
Comunidade Santo Antônio
Rua Ataliba de Carvalho, 1.050, Vila Nova. Esquina com a rua Willian Neumann, um quarteirão acima do Supermercado São Vicente.

PARTE RELIGIOSA
A trezena de Santo Antônio teve início no dia 31 de maio, seguindo a cronologia da liturgia Católica. No dia 13 de junho, data consagrada à Santo Antônio, é realizado às 19 h, o fim da trezena.
Às 19h30, missa em louvor ao Padroeiro da comunidade, em seguida, procissão pelas ruas do Vila Nova, e benção dos pães de Santo Antônio.
As missas são realizadas na histórica Igreja de Santo Antônio, que contará com espaço coberto nas imediações para receber mais fiéis.

ORGANIZAÇÃO:
Comissão de eventos e Padre Antonio Romildo

SANTO ANTÔNIO EM COSMÓPOLIS
As festividades e louvores à Santo Antônio de Pádua, estão entre as mais antigas tradições religiosas de Cosmópolis. A fé pelo santo europeu, foi trazida pelos imigrantes italianos no fim do século 19, difundindo em toda comunidade Católica.

Os imigrantes italianos, representavam mais de 70% da recém criada Vila de Cosmópolis. Responsáveis pelo desbravamento das terras da Usina Ester, eram contratados diretamente na Itália, pelo próprio Major Arthur Nogueira.

As primeiras festividades de São Antônio são datadas em 1898, período de construção do complexo industrial da Usina Ester. A popularidade do Santo era tamanha, que foi enaltecido pela comunidade italiana como padroeiro popular de Cosmópolis.

As festividade em louvor ao santo, chegavam a ser até maiores que as de Santa Gertrudes de Helfta, Padroeira oficial de Cosmópolis. Em breve, em uma nova postagem no dia 13. Aguardem!!

Foto Acervo Grupo Filhos da Terra/ "Capela de Santo Antônio" em 1989
Texto Adriano da Rocha

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: