IMIGRAÇÃO GERMÂNICA
21/12/1919 – Há exatos 101 anos em Cosmópolis – Professores e alunos da “Deutsche Schule” (Escola Alemã), apresentando-se na Weihnachtsmarkt (festividades de natal), realizado pelos imigrantes germânicos do Núcleo Colonial Campos Salles.
As festividades e celebrações religiosas começavam na última semana de novembro, o Weihnachtzeit (tempo de natal), início do Adventskalender, calendário do advento cristão alemão, um conjunto de preparativos para o dia 25 de dezembro.
Ao contrário da retentiva americana e ocidental, na tradição germânica quem entrega os presentes é Christkind, a figura de Jesus Cristo criança.
Christkind lembra um anjo querubim, menino de cabelos encaracolados e rosto rosado, o Jesus menino recompensaria as crianças que tiveram um bom comportamento durante o ano, deixando presentes na madrugada de natal.
As festividades aconteciam em dois dias, 25 natal e 26, marcadas por muita fé , especialmente evidenciada pelos ritos tradicionais germânicos, repletos de misticismo e representações.
OLHAR NA FOTO
Em destaque, a figura do Weihnachtsmann (homem do natal), Sankt Nikolaus (São Nicolau), como é conhecido o “Papai Noel” pelos germânicos. O retrato é uma das primeiras imagens do mestre Guilherme Hasse, entre os precursores da fotografia em Cosmópolis, na época com 23 anos de idade.
A foto foi registrada no histórico “Salão de festas” da “Escola Alemã”, tombado como patrimônio público municipal.
.
Reconhece alguém na foto?
.
Texto Adriano da Rocha
Foto Guilherme Hasse (Photo Hasse)