FIM DA ESTIAGEM
Em três semanas de chuvas intensas, significativas nos rios e afluentes da região, a Represa Pirapitingui renasce com as águas.
As imagens foram registradas nesta segunda-feira (14), posteriormente as constantes chuvas do fim de semana. Somente na noite de sábado (05), foram registrados 20 mm de chuvas em Cosmópolis, segundo dados da UNICAMP.
É impressionante a recuperação parcial dos reservatórios e vegetação, até poucas semanas passadas, impactados pela maior estiagem dos últimos 30 anos, sobretudo, pelo intenso consumo de água (residencial e agrícola), e as queimadas criminosas.
As vazantes da Represa, popular Paredão, brevemente poderão atingir os níveis das defluências das águas, formando suas famosas cachoeiras.
O histórico Trampolim, derradeiro marco turístico da Prainha, está parcialmente encoberto pelas águas da Represa, ficando totalmente submersas as margens de acesso.
A região da Prainha e Paredão, estavam entre as mais críticas da Represa, marcadas pelo solo seco e rachado, como pela vegetação morta. O renascimento das vegetações é fascinante, contrastando
SITUAÇÃO AINDA É PREOCUPANTE
A limpeza e desassoreamento das margens são necessárias, replantio e manutenção das matas ciliares, são imprescindíveis e primordiais. Somente assim, com estes constantes serviços públicos e privados, suas reservas e sobrevidas hídricas, constituirão garantidas futuramente.
Economia e consciência são essenciais, maiormente a consciência política da situação hídrica e ambiental.
A natureza e você ?
A natureza, como sempre, faz sua parte. Renascendo com as águas, ressurgindo e recriando-se no período paulista das chuvas.
A natureza faz sua parte!!
E você cosmopolense?! Consciente da situação que vivenciamos e vivemos (das piores maneiras possíveis, realmente na pele), maior crise hídrica enfrentada pela Prefeitura, conhecedor das condições hídricas dos nossos reservatórios, você está fazendo a sua parte?!
.
Texto Adriano da Rocha
Fotos Miler Adamo
.