quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Memória Esportiva



🏅
⚽️🏆
🗓1962: Estádio Dr. Lafayete Álvaro ( Usina Ester)
➡️Time do Grêmio Estudantil Difusão Cultural de Cosmópolis.
Em pé: José Carlos Sirega, Álvaro Bussamara( Tussaba), Xando Frungilo, Hélio Martelli, João Böttcher, André Grassi, José Honorato Fozatti, Dr.José Marques Barbosinha.

Agachados; Walter Nallin, Toninho Decresci, José Magossi, Hélio “ Barata” Sironi, Luíz Evaldo“ Tuim” Kadow, Ari Fontana e Paulo Frungilo ( mascote).

📸 ARQUIVO PANATHLON / Gazeta de Cosmópolis

domingo, 24 de dezembro de 2023

Chuva de verão


🌧☂️
➡️A tempestade chegou como ‘garoa’ no sábado (23), uma chuva de verão em Cosmópolis.

Nos diversos pontos da cidade, principalmente as regiões ‘altaneiras’, os horizontes cosmopolenses contrastavam com as passagens das nimbostratus e cumulonimbus, nomes científicos das nuvens de chuvas.

Em outras cidades da região, a tempestade foi intensa, chuva forte, com registro de quedas de árvores em Campinas, ventos superando 60 km em Americana, aos mais de 60 milímetros de água em Santa Bárbara D'Oeste e Limeira.

Uma chuva de verão em Cosmópolis, uma tempestade na região, registrada nesta excepcional imagem, fotografada pela Janice Carone, em local privilegiado, o prédio Terrazza Belvedere.

📸 Janice Carone

sábado, 23 de dezembro de 2023

Luto cosmopolense



🙏🖤
Faleceu neste sábado (23), aos 60 anos de idade, o empresário e político Marcos Antônio Nogueira.

Nascido em Corumbá (MS), escolheu Cosmópolis como sua nova cidade em 1988, residindo há 35 anos no município.

Marcos Nogueira exerceu diversas funções sociais, atuando como conselheiro de saúde, institucional, religioso nas comunidades evangélicas, ao cargo legislativo de vereador pela Câmara Municipal.

Marcos realizava tratamentos oncológicos há cinco anos, não resistindo a gravidade da doença, deixando esposa e três filhos, sendo uma delas a jornalista Thayla Nogueira.

➡️Último adeus
O velório acontece no plenário da Câmara Municipal de Cosmópolis, com sepultamento previsto para o domingo (24), às 10h, no Cemitério da Saudade, em Cosmópolis.

Expressamos os sentimentos aos familiares e amigos.
📸 Acervo familiar

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

🎄Você lembra dos natais da Papelaria do Brandão❓️

 Memória comercial



⏳️Dezembro de 1971 - Há 52 anos em Cosmópolis. Em destaque, a marcante fachada da ‘Papelaria e livraria Santa Terezinha”, comércio do pertencente ao casal Terezinha e Hidelbrando Bernachi, o popular Brandão.

No mês de dezembro, especialmente nas semanas das festividades de Natal, uma das principais referências cosmopolense, sobretudo pelos presentes infantis, adornos natalinos, cartões comemorativos, ao icônico Papai Noel da loja.

O primeiro gibi de muitos cosmopolenses, com certeza, foi comprado nesta papelaria na Avenida Ester. Os primeiros livros escolares, brinquedos diversos que fizeram a infância de muitas crianças, livros, discos compactos e long play's, de tudo um pouco, tinha na papelaria do Brandão.

A papelaria e livraria Santa Terezinha, ou ‘Papelaria do Brandão’ como é conhecida, funcionou na Avenida Ester de 1969 até o fim da década 1990, quando em 2000, mudou-se para a Rua Monte Castelo.

Na Monte Castelo, ainda preserva a mesma diversidade de produtos, unindo o tradicional, as novas tecnologias, sendo a mais antiga papelaria em funcionamento de Cosmópolis, com 54 anos de fundação e muita história.

História arquitetônica
Na Avenida Ester, o prédio segue a mesma tradição comercial, sendo um dos poucos com a arquitetura preservada na região central, estabelecendo a Santa Anna. Com mais de 100 anos de história comercial, o prédio funcionou como loja têxtil, armarinhos, e estabelecimento da família Kowalesky, conhecida loja da 'Dona Mina', a parteira da cidade.

📷 Acervo Brandão
_Adriano da Rocha

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Memória Esportiva


🎖⚽️🏆
🔎Quem você reconhece❓



🗓1999 - Registro da participação de Cosmópolis nas Olimpíadas Paulistas, realizadas em Jaguariúna (SP). A seleção cosmopolense foi campeã contra Artur Nogueira, após enfrentar nos campos os times de Jaguariúna e Limeira. O time cosmopolense foi coordenado pelo técnico Nilton Salmistraro e ‘Professor Blecha’.
Em pé da esquerda para direita, Alex, Rogério, ‘Gemeo’, Saimon, Iguita e Guélo. Agachados da esquerda para a direita, Kleber, Maurão, Baianhinho, Tchelo Wellington Godoi (Ton) e Gil.

📸Foto enviada pelo leitor Wellington Godoi de Oliveira

✅Você tem fotos de times cosmopolense, jogos e esportes?
Participe deste resgate da memória esportiva cosmopolense, enviando as fotos dos seu acervo para o Acervo⚽️🏆

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

📸Olhares das alturas...

 


➡️Em tempos das imagens aéreas de DRONE, termo popular inglês para "zangão", geradas através de um veículo aéreo não tripulado, as ‘fotografias raízes’ são raras.
Aquelas imagens registradas utilizando os meios disponíveis, sobretudo a coragem do fotógrafo.
















Nesta publicação, uma seleção de imagens registradas no ‘Reservatório do Beto Spana’, conhecida caixa d’água de abastecimento, fotografadas na parte superior da torre.

Um dos pontos mais altos de Cosmópolis, possuindo ângulos únicos e surpreendentes do município, ampliados pela tecnologia de ampliação da câmera fotográfica.

Admirando as imagens, incríveis registros das ‘alturas’, ressurge a antiga nomeação da região, popularizada pelos colonos italianos, o ‘Vista Bela’.

‘Êh que vista bela, non é!
📷Fotos Miler Adamo

Olha a noite...

 


🌙
Contrastes cosmopolenses, nuances do poente do sol e chegada da lua, realçando com as iluminações de LED da Estação de Tratamento de Água, a ETA da Represa Pirapitingui. Neste histórico prédio, construído nos anos 1970, são realizadas as captações, tratamento químico e a distribuição de água para Cosmópolis.

✔Registro fotografado na sexta-feira (08), utilizando um caiaque sobre as águas da Represa, margeando os dutos de captação.

📸Guardiões da Represa