Memória comercial
Dezembro de 1971 - Há 52 anos em Cosmópolis. Em destaque, a marcante fachada da ‘Papelaria e livraria Santa Terezinha”, comércio do pertencente ao casal Terezinha e Hidelbrando Bernachi, o popular Brandão.
No mês de dezembro, especialmente nas semanas das festividades de Natal, uma das principais referências cosmopolense, sobretudo pelos presentes infantis, adornos natalinos, cartões comemorativos, ao icônico Papai Noel da
loja.
O primeiro gibi de muitos cosmopolenses, com certeza, foi comprado nesta papelaria na Avenida Ester. Os primeiros livros escolares, brinquedos diversos que fizeram a infância de muitas crianças, livros, discos compactos e long play's, de tudo um pouco, tinha na papelaria do Brandão.
A papelaria e livraria Santa Terezinha, ou ‘Papelaria do Brandão’ como é conhecida, funcionou na Avenida Ester de 1969 até o fim da década 1990, quando em 2000, mudou-se para a Rua Monte Castelo.
Na Monte Castelo, ainda preserva a mesma diversidade de produtos, unindo o tradicional, as novas tecnologias, sendo a mais antiga papelaria em funcionamento de Cosmópolis, com 54 anos de fundação e muita história.
Na Avenida Ester, o prédio segue a mesma tradição comercial, sendo um dos poucos com a arquitetura preservada na região central, estabelecendo a Santa Anna. Com mais de 100 anos de história comercial, o prédio funcionou como loja têxtil, armarinhos, e estabelecimento da família Kowalesky, conhecida loja da 'Dona Mina', a parteira da cidade.
Acervo Brandão _Adriano da Rocha