Memória comercial
Dezembro de 1971 - Há 52 anos em Cosmópolis. Em destaque, a marcante fachada da ‘Papelaria e livraria Santa Terezinha”, comércio do pertencente ao casal Terezinha e Hidelbrando Bernachi, o popular Brandão.
O primeiro gibi de muitos cosmopolenses, com certeza, foi comprado nesta papelaria na Avenida Ester. Os primeiros livros escolares, brinquedos diversos que fizeram a infância de muitas crianças, livros, discos compactos e long play's, de tudo um pouco, tinha na papelaria do Brandão.
A papelaria e livraria Santa Terezinha, ou ‘Papelaria do Brandão’ como é conhecida, funcionou na Avenida Ester de 1969 até o fim da década 1990, quando em 2000, mudou-se para a Rua Monte Castelo.
Na Monte Castelo, ainda preserva a mesma diversidade de produtos, unindo o tradicional, as novas tecnologias, sendo a mais antiga papelaria em funcionamento de Cosmópolis, com 54 anos de fundação e muita história.
História arquitetônica
Na Avenida Ester, o prédio segue a mesma tradição comercial, sendo um dos poucos com a arquitetura preservada na região central, estabelecendo a Santa Anna. Com mais de 100 anos de história comercial, o prédio funcionou como loja têxtil, armarinhos, e estabelecimento da família Kowalesky, conhecida loja da 'Dona Mina', a parteira da cidade.
Acervo Brandão
_Adriano da Rocha