Adeus ‘ Dona Alzira’
Iniciando 2024 com uma triste notícia, marcante para gerações de cosmopolenses, sobretudo ‘coloninhos da Fazenda Usina Ester ‘.
Faleceu nesta segunda-feira (01), aos 90 anos de idade, a querida Alzira Di Sacco Tergolino, esposa do saudoso Osmar Tergolino, entre os mais famosos ‘botequeiros’ da história comercial cosmopolense.
Juntamente com as cunhadas, esposas dos irmãos Odair, Adilson e José, ajudava o esposo Osmar nos preparativos das iguarias do bar.
Pelas mãos da habilidosa Alzira e cunhadas, o intenso movimento necessitada da união de toda a família, eram criados os típicos torresmos dos Tergolinos, feitos em cortes diferentes e receitas únicas, salgados de massas variadas, doces de barra e calda, aos lanches na chapa e frio, vendidos no antigo estabelecimento na Usina Ester e Avenida Ester.
Pessoa inesquecível das matines, bailes e eventos do ‘Clube da Usina Ester’, o histórico e memorável ‘alvinegro’, clube recreativo, esportivo e musical Funilense, sempre notabilizada pela alegria, carisma próprio, aos trabalhos no bar e associação.
Seguindo os passos da numerosa família Di Sacco, entre os primeiros colonos italianos do complexo da Usina Ester, iniciou sua vida profissional nos canaviais, limpando e cortando muita cana de açúcar, exercendo funções nas lavouras e setores industriais da velha açucareira.
Foi ‘cortadeira campeona’, um prêmio popular para as melhores canavieiras, recebido pela quantidade de cana cortada e maestria com o facão, querida entre as outras ‘campeonas’ nos árduos trabalhos pelos canaviais.
Nestes trabalhos, incessantes e cansativos, conheceu o coloninho Osmar, iniciando uma história de vida e profissional, a qual marcou não somente o casal, mas inúmeras gerações de coloninhos e ‘vileiros’.
Passou dos canaviais e Usina, aos teares da progressista indústria têxtil cosmopolense, mas o apoio ao comércio da família mudava sua história, dedicando mais de 60 anos aos trabalhos internos do estabelecimento.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Uma triste e marcante perda cosmopolense.
Adeus ‘Dona Alzira’ , saudosa ‘Alzira do Osmar’, uma das matriarcas do popular e querido Bar Tergolino.
Acervo familiar
_Adriano da Rocha