As felicitações para a coloninha Helena Baccarin Gagliardi, a querida ‘Dona Lena’, pelos 91 anos de idade.
Em 1951, com 18 anos de idade, ‘Dona Lena’ chegou com a família em Cosmópolis, iniciando mocinha nos trabalhos de corte de cana, juntamente com seus irmãos e outros parentes vindos da Cresciumal.
Nestes trabalhos de campina e corte, sempre realçados pelo esmero e cuidados nos serviços, recebeu inúmeras vezes o ‘galardão’ de ‘campeona’, conquistado entre as ‘cortadeiras’ pela quantia de cana cortada.
Pelos eitos, carreadores e canaviais, formou inúmeras amizades, as companheiras de trabalho tornaram-se como suas irmãs, as quais acompanhou em todos os momentos da sua vida.
Aquela amiga de histórias pessoais e causos, personagem e testemunha dos acontecimentos engraçados e cômicos pelas ocasiões diárias da roça canavieira, aos dramáticos pelas situações e passagens atípicas.
Dona Lena, Lena do saudoso Tote, o coloninho Domingo Gagliardi, uma mulher extremamente carismática, sorriso fácil, sempre marcante pelas prosas animadas e típicos causos cosmopolenses, envolvendo nas histórias, familiares, personagens da ‘Villa’ e amigos da velha Usina Ester.
Os parabéns ‘Dona Lena’, saúde, saúde, muita saúde como presentes na sua vida, para preservar sempre esse sorriso e memória sobre nossa terra, especialmente nossa gente.
Feliz aniversário ‘Lena do Tote’!