terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Carnavais cosmopolenses

🥳🎉🎊
Olha a vaca, vem o boi, vaca vai, boi vem 🐮🐂🐃
🗓Fevereiro de 1941 - Muito antes de Artur Nogueira, com sua consagrada ‘Banda da Vaca’, já tínhamos nossas folias do boi, vaca e cavalinhos. Diversão dos tempos Bandeirantes, aprimorada com as chegadas dos imigrantes italianos na região, relembrando os costumes dos boiadeiros e tropeiros paulistas.


Entre os marcos desta tradição, tipicamente recriada e aprimorada nas terras cosmopolenses, os núcleos de foliões na ‘Avenida Esther’ e ‘Fazenda Usina Ester’, sobretudo nos complexos colônias da secular indústria açucareira, tornando-se uma referência nas folias dos boizinhos e vaquinhas.

Em destaque, integrantes do afamado ‘Bloco do Boi’, marcante pelos boiadeiros e seus cavalinhos, então criado na Usina Ester. O grandioso ‘Bloco do Boi’ , com dezenas de integrantes fantasiados, os boiadeiros, peões e boiadas, competiam no ‘império da folia cosmopolense’ com a ‘Banda do Boi’, fundada em 1900, estando entre as primeiras bandas carnavalescas da ‘Villa Cosmópolis’.

O autor do registro fotográfico é o mestre Guilherme Hasse, captado no extinto campo da ‘União Esportiva Funilense’, localizado ao lado do complexo industrial da Usina Ester.

A passagem dos foliões, realizada na Avenida Ester, estava entre os mais aguardadas momentos dos carnavais cosmopolenses. A ‘boiada de foliões’ saia da colônias, reunido boizinhos e vaquinhas de diversas colônias no percursos, seguindo com os boiadeiros (icônicos cavalinhos), até as concentrações no Largo da Matriz de Santa Gertrudes, onde aglomeravam depois de adentrar a porteira da ‘Usina Ester’, então localizada na Rua Baronesa Geraldo de Rezende.

A rivalidade entre os grupos da ‘Villa’ e Usina, criada amistosamente nas folias de carnaval, unia forças nos anos 1920, integrando as ‘boiadas de foliões’ das colônias a tradicional ‘Banda do Boi’, integrando músicos, boizinhos, vaquinhas e cavalinhos.

_Adriano da Rocha
📸 Guilherme Hasse
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: