Tradição caipira da Romã
Na data de hoje, dia 6 de Janeiro, a tradição do caipira Paulista traz a
consagração aos três Reis Santos, Gaspar, Baltazar e Belchior. A data simboliza o fim das janeiradas e festas
de reis, momentos de fé, tradição, e bênçãos, um ciclo que se finaliza na data
de hoje, para se começar outro ciclo com a semana santa. Um tradição bem
popular no interior Paulista é começar o dia 6, tendo a primeira refeição as
frutinhas de uma romã, separando seis "carocinhos", para serem guardados durante
todo o ano novo; sempre dentro da carteira, envoltos de um papel com os nomes
dos três Reis Santos. Um patuá ,que segundo o costume e a fé do caipira, traz prosperidade e saúde, simbolizando os presentes dados pelos reis
magos ao Menino Jesus. Tradição, fé ou superstição, que os três Reis Magos abençoem a todos, e intercedam junto a Deus a todos nos para um
ano próspero de muita coisa boa, principalmente saúde."A romã na mesa do Paulista da cidade ou do sítio. é fruta sempre vista na mesa, frutinha de um azedinho que na sabedoria do velho caipira Paulista traz sorte e espanta os "már infortúnio" da vida. No quintal ou na entrada da casa, é costume o plantio de um pezinho de romã, a muda de fácil plantio, cresce rápido, floresce o ano inteiro, e seu fruto cresce e madurece rápido no pé. Sua florada enfeita e perfuma o quintal, sua flor que "varéia" do amarelo para o laranja, é alegria do beija-flor e borboletas. Seu fruto é cobiçado pela passarinhada, sábias, sanhaços, e principalmente o malandro pardal, adoram essa frutinha tão viçosa.
A história da romã, um dia aprendi com minha, história contada para ela, por sua bisavô (no caso minha tatataravó). Dizia sua sabedoria caipira, que a romã é uma fruta consagrada aos ReisMagos, por isso nascia com uma coroa, e suas cores o vermelho da casca e o verméinho dos frutos misturado com o branco das gomas, é a cor usada pelos reis em seus mantos, e a coroa das majestades segue o formato da coroazinha da romã.
A história da romã é muito antiga, antes de Anchieta, Borba Gato e Anhanguera, sua história de certo foi consagrada quando perto da manjedoura onde nasceu Nosso Senhor, um pezinho de romã formou.
Os três reis santos que chegavam do Oriente para ver o filho de Deus, não encontraram mesa posta com comidas de fino preparo, o único alimento que existia para o sustento, era a frutinha da romã, colhida por São José naquela árvinha do quintal.
Por Deus a fruta foi consagrada, representando na fartura e união dos seus pequenos frutinhos, e na coroa que enaltece a fruta, que um rei somente é Rei através da união de seu povo.
A romã não amadurece fora do pé, e por mais que tentem forçar o seu madurá, os frutos não prestam e, se aroxeiam antés de vingar.
Esse madurá por vontade de Deus, representa que um Rei mesmo com a união do povo, somente será Rei e seu governo bom será, se Deus assim permitir e seu reinado abençoar''.
Texto Compadre Ancermo
...