quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TARDE MUSICAL NO LAR DOS VELHINHOS

A música que traz remédio para alma...
Texto e fotos Adriano da Rocha

  Música que traz conforto a alma e a cada tom musical um sentimento diferente ao ouvinte, que viaja aos acordes das melodias. Para trazer este remédio à alma proporcionado pela música, um grupo de amigos desde 1994 traz a alegria de seus acordes para pacientes e internos do lar dos velhinhos de Cosmópolis, o Lar dos idosos Irmã Rosália. O grupo hoje formado pelos músicos Sebastião Caetano, José Vakula, João Bocaiuva, Joventino e Ventura, apresenta-se mensalmente no lar dos velhinhos, e a atração é uma das mais esperadas pelos idosos, que recebem os visitantes musicais sempre com uma grande festa, com direito a bolo, salgados, café quente e refrigerantes. Segundo Rosana Lúcia dos Santos Mendonça assistente social e coordenadora do lar dos idosos, o momento musical criado de maneira voluntária pelos músicos traz inúmeros benefícios aos idosos: “Aproveitamos a visita musical para comemorar os aniversariantes do mês, fazemos um pequena festinha e cantamos parabéns para cada um dos aniversariantes. A música é um remédio para eles, e os benefícios desta medicação podem ser vistos nos rostos de cada um deles, o sorriso, os olhinhos brilhando, é algo maravilhoso e sem explicação o que a música traz aos velhinhos”.

Da esquerda para a direita os músicos: Sebastião Caetano, Zé Vakula, Joventino, João Bocaiuva e Ventura , interpretanto a valsa  do cancioneiro Paulista "Saudades de Matão".
  O grupo musical formado por aposentados entre os 60 e 80 anos de idade, se apresenta no lar dos idosos todas as sextas de cada mês, a entrada é livre para todos e muito bem vinda, o bailinho tem inicio às 14:00 hrs e vai até às 16 horas. O repertório é escolhido pelos próprios músicos, atendendo pedidos dos fiéis ouvintes que acompanham a apresentação, no repertório dobrados, polkas, mazurcas, xotes, e clássicos da música caipira Paulista, sendo as modas caipiras as mais pedidas, não podendo faltar clássicos como a valsa Saudades de Matão, Limpa Banco, Chalana e o bolero caipira "Só para você", bolero de autoria do Palmeira e Mario Zan, que foi um grande sucesso em nossa região na década de 50 cantado pelo Duo Irmãos Vieira, formado por Zito Vieira e Mariazinha Vieira avó da dupla Sandy e Junior. A chegada dos músicos e os primeiros acordes é motivo de festa para os idosos, que chegam animados para acompanhar a audição musical, os olhos brilham de emoção, e o sorriso de alegria vem fácil no rosto cansado. "O remédio musical não é para eles é para gente também, faz um bem danado. É maravilhoso através da música levar um pouco de alegria para quem tanto precisa nesta fase da vida". Diz Zé Vakula um dos músicos do grupo.



Sebastião Caetano e Zé Vakula em um dueto de sanfonas no dobrado Cornélio Pires.
Adicionar legenda

Novas instalações do Lar dos idosos na Rua Presidente Getúlio Vargas.
  O lar dos idosos Irmã Rosália desde Setembro de 2012 funciona em novas instalações na Rua Presidente Getúlio Vargas, (uma rua abaixo da Rua Baronesa Geraldo de Rezende, vizinho aos fundo do novo Bosquinho), um prédio construído com auxilio de toda a cidade e do poder público e privado, uma área de 2490 metros quadrados, com 1100 metros de área construída. As construções ainda não terminaram, e ampliações futuramente serão realizadas para acomodar mais idosos.’’ O espaço físico atual comporta confortavelmente todos os idosos, mas com o crescimento da cidade a tendência é o aumento dos internos, muitas famílias hoje têm dificuldades em cuidar de seus idosos, uma tarefa que exige preparo e conhecimento, já que cada idoso tem uma necessidade diferente” diz Rosana Mendonça coordenadora do Lar dos idosos. O Lar que existe em nossa cidade a mais de 55 anos é uma instituição de acolhimento asilar, voltado aos munícipes de Cosmópolis, sendo este um dos critérios para se conseguir uma vaga no asilo, que conta hoje com cerca de 14 idosos internos, com idades entre 70 anos a 90 anos de idade. Sem fins lucrativos o Lar atende idosos inválidos e desabrigados, oferecendo total atendimento profissional, moradia, alimentação e assistência médica e odontológica . A ênfase maior do Lar não são as internações, mas o auxilio e medição as famílias, que na maioria das vezes apenas precisam de uma ajuda nos cuidados com seu idoso, está mediação evita as internações desnecessárias, e o convívio com a família é algo muito importante para o idoso no seu tratamento. Alguns ficam no Lar durante o dia, recebendo medicação e todo o tratamento necessário, e a noite voltam para casa com sua família, essa ajuda feita pelo Lar dos idosos é algo de extrema importância evitando a ruptura com os vínculos familiares, e garantindo o tratamento do idoso.


Quer ser uma amigo ou amiga  do Lar dos Idosos irmã Rosália? Faça uma visita e participe deste projeto você também.
 
Lar dos Idosos Irmã Rosália
Rua Presidente Getúlio Vargas, 678 – Centro, e o telefone é: 3872 2525.


...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: