domingo, 13 de abril de 2014

DIA INTERNACIONAL DO BEIJO

 No "Dia do Beijo" a história do Beijinho mais famoso do Brasil.

Texto e fotos Adriano da Rocha
 Hoje dia 13 de Abril (Domingo) “Dia Internacional do Beijo”. Puxando prosa na data, em 2014 a valsinha caipira “Beijinho doce” completa 69 anos da sua primeira gravação em Agosto de 1945 pelas Irmãs Castro. Uma das músicas mais regravadas no Brasil e no mundo, com gravações em alemão, francês, inglês e até tupy guarani (Paraguai), uma composição do paulista de Paraguaçu João Alves dos Santos, o popular Nhô Pai, composição criada anos antes da oficial gravação pela Continental, valsinha especialmente composta para as irmãs Lurdes e Maria de Castro.

  Em uma visita a Rádio Difusora de São Paulo, Nhô Pai ouviu as irmãs então com 16 e 14 anos de idade cantando em um programa de variedades musicais no auditório da emissora e ficou impressionado com o perfeição vocal das meninas. O repertório das jovens irmãs era composto por sucessos da música internacional, cantando em inglês e francês, chamando atenção do público pela harmonia vocal ao cantar ritmos típicos da música regional americana como o Folk e o Blues.

 
Nhô Pai sempre visionário e pioneiro pensou é certeza de sucesso se elas cantarem a nossa música caipira, um estilo musical  restrito apenas para as duplas masculinas na época. Com a autorização dos pais das meninas levou a dupla para participarem do seu consagrado programa na "Rádio Mayrink Veiga" no Rio de Janeiro, na época uma das emissoras de maior destaque no Brasil, tendo em sua programação artistas como as irmãs Carmen e Aurora Miranda, Francisco Alves, Silvio Caldas, Almirante, entre tantos outros.

  O "Programa Nhô Pai & Nhô Fio” era um misto de humor circense com músicas satíricas e ritmos regionais Paulistas, destacando para o recém ritmo descoberto e recriado para o estilo caipira Paulista o “Rasqueado”. Ritmo descoberto em uma turnê de artistas caipiras ao estado do Mato Grosso e ao Paraguai no final da década de 30. Nesta viajem que excursionaram juntos Raul Torres e Florêncio, Serrinha, Caboclinho, Sólon Salles, Mario Zan e a dupla Nhô Pai e Nhô Fio, o ritmo foi descoberto e recriado musicalmente por Mario Zan e Nhô Pai, se tornando um dos ritmos mais gravados na década de 40. 


   Para as irmãs, Nhô Pai compôs diversas músicas caipiras criadas especialmente para o dueto feminino das meninas, inicialmente a dupla cantava as músicas no rádio, fazendo um teste de popularidade com o público, ao qual respondia com o envio de cartas ao programa pedindo as músicas. O público ouvinte aceitando vinha depois o mais difícil, a aprovação da gravadora. O “beijinho doce” foi sucesso primeiro no rádio em 1944, mas somente foi gravado pelas Irmãs Castro em agosto de 1945 no segundo disco 78rpm da dupla.

  O motivo foi que a gravadora Continental resolveu arriscar no ritmo rasqueado para o primeiro disco da dupla, o disco trazia duas músicas de Nhô Pai, uma composição própria o rasqueado “Che Cambá (Vem cá)” e a versão do sucesso paraguaio de Ruiz GabrielNão me escrevas”. No segundo disco o mesmo esquema, uma versão do sucesso de Valdez LealFaz um ano” adaptado por Nhô Pai, e de sua autoria a valsinha caipira “Beijinho Doce”. O disco foi sucesso de imediato no rádio, sendo esgotadas as vendas antes de sair da fabrica da Continental no Rio de Janeiro, devido às encomendas vindas de todo o Brasil. Foi recorde de vendas da gravadora em 1945 e 1946, ultrapassando mais de 1 milhão de cópias




  Em 2014 depois de quase 69 anos da gravação, o Beijinho Doce continua sendo uma das músicas mais lembradas da música brasileira com centenas de regravações. Música que consagrou as Irmãs Castro no Brasil e no mundo, e fez sucesso e se tornou marca nas vozes de inúmeros duos femininos como as Irmãs Galvão e no cinema com as cantoras Adelaide Chiozzo e Eliana.

  Através do “Beijinho Doce” que a música caipira e sertaneja ganhou um dos seus maiores nomes, a cantora Nalva Aguiar. Na década de 60 Nalva fazia parte do mundo musical da "Jovem Guarda", com o enfraquecimento do movimento na década de 70  a pedido da gravadora a cantora regravou o Beijinho Doce em um compacto simples em 1976. Com uma nova “roupagem” musical e recursos técnicos vocais, o antigo ritmo da valsinha caipira foi adaptado ao ritmo americano que invadia o Brasil o “disco dance”, ou "discotequi" como a caipirada dizia. O compacto foi o mais vendido no Brasil durante dois anos seguidos, era o Beijinho doce novamente voltando às paradas de sucesso, sendo a música mais tocada no rádio e em todas as discotecas brasileiras durante anos.







Texto e foto Adriano da Rocha

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