sábado, 5 de abril de 2014

OIÁ OIÁ O SULVETE OIÁ O SULVETE

  Sabadão aquele calor de suar até onde nunca suou, na baixada de uma subida avistei um sorveteiro. Um senhor já de idade empurrava o carrinho pela rua naquele solzão, bonezinho na cabeça todo molhado de suor, uma camisa laranja bem surada da eleição passada, de chinela hawaina e os carcanha todo rachado. Enquanto fazia seu percurso ele assoprava seu típico apito de sorveteiro e em seguida berrava: “Oiá o sulvete , tem de fruita e dileite. OIá o sulvete”. Quando ele me viu já disse:

Vai querer sulvete patrão, é 1 real pode iscoier!!


Resolvi comprar um sorvete para ajudar o pobre homem. Dentro do carrinho só dois sabores, guaraná e coco. Peguei o sorvete que marcava ser de coco queimado, enquanto saboreava o sorvete comecei a puxar prosa com o sorveteiro, o assunto Cosmópolis. Esse na mesma hora começou a reclamar e xingar o prefeito. Embravecido dizia que o prefeito estava prejudicando seu trabalho na fabricação de sorvetes. Exaltado dizia:

“Oiá moço todo dia é a mesma coisa, faço o sorvete de um sabor e por causa do prefeito eu sou obrigado a mudar o sabor na hora de imbalar. Esse doutô tá me prejulicanu muito, essa sumana memu todos os dias tive que mudar o sabor dos sorvete”.

Fiquei curioso, e não entendi como o prefeito estaria prejudicando a fabricação dos sorvetes daquele pobre coitado. Então pedi para que ele me explicasse melhor o assunto para quem sabe eu pudesse ajuda-lo no seu triste dilema. Ele então começou a explicar o porquê do prefeito ser o culpado nas mudanças diárias nos sabores dos seus sorvetes.

“Então moço, esse prefeito tá atrapaiano a vida minha. Eu faço sorvete de limão e no fim vira de guaraná, o de nata tem dia que vira de menta e outro dia de chocolate. Esse mesmo que o senhor tá chupano era de coco branco e acabou virando de coco queimado, tudo por causa deçi prefeito.”

Mas ainda não entendi o porquê do prefeito ser o culpado na mudança dos sabores dos sorvetes do senhor.

“Oxiii moço, claro que o prefeito é culpado. Cada dia a água vem de uma cor. Hoje mesmo só fiz de coco queimado e guaraná, a água veio marronzinha marronzinha. Marditu prefeito tá atrapainu tudo os meus negociu”.


Lindo

... 
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: