quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

QUE SEJA O ANO DA PROSPERIDADE EM NOSSA TERRA

   “Um ano findado com chuvas (tão esperadas), traz um ano novo abençoado a nascer”. Assim o antigo ditado Paulista diz, a chuva traz a benção da limpeza, e da preservação da vida em suas águas. 

     A você filho desta terra, a você apaixonado por Cosmópolis, que nos acompanha em nossos perfis, páginas e blog, os nossos sinceros desejos de um feliz ano novo. A você cosmopolense desejo mais saúde, mais segurança, mais cultura e educação, mais punição aos irresponsáveis responsáveis pelos males que hoje envergonham nossa cidade, e o mais forte desejo, de mais respeito a você cidadão cosmopolense. Peço a Deus que traga em sua vida, no seu coração, o amor a nossa cidade, se este adormecido, que aflore novamente. Com amor a nossa Cosmópolis, podemos vencer todo e qualquer mal, e principalmente o pior mal que nos “devora” há décadas, o mal dos oportunistas políticos. Feliz 2015 Cosmópolis, Feliz Ano Novo povo cosmopolense.

Grupo Filhos da Terra

sábado, 27 de dezembro de 2014

SEJAM BEM VINDAS AS ÁGUAS

Texto Adriano da Rocha
Fotos Wellington Fontanin


    Paredão da represa do Rio Pirapitingui na Usina Ester , em uma maravilhoso registro feito no dia 26/12 pelas lentes do fotografo Wellington Fontanin. Contrariando os pessimistas a chuva "veio" bonita nas últimas semanas, e novamente as águas transbordam o centenário Paredão. Uma benção de Deus a toda população, a premissa de um 2015 cheio de fartura. Que assim seja, Amém.


Texto Adriano da Rocha
Fotos Wellington Fontanin

...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PAPAI NOEL COSMOPOLENSE!!!

     Papai Noel cosmopolense!!! Década de 30...Henrique Steckelberg, rodeado pelas netas em seu aniversário de 90 anos. Um pioneiro em Cosmópolis e Artur Nogueira, personagem muito querido na história das duas cidades, e sempre lembrado em causos pelos filhos da terra mais antigos. Chegou ao Brasil em 1850, junto com os primeiros alemães que imigraram para nossa região. Foi um dos fundadores da Escola Alemã, e membro importante dos famosos grupos musicais do núcleo. Por sempre usar sua inconfundível barba, nas festas de natal do Núcleo colonial Campos Salles era sempre escolhido para ser o Papai Noel. Com muito carinho representava este papel, tornando-se uma figura muito querida pelas crianças. A tradição das comemorações natalinas foram iniciadas em Cosmópolis pelos imigrantes alemães , sendo no núcleo colonial uma das mais esperadas comemorações do ano. Nas tradicionais festas de Natal da escola alemã, a figura do bom velhinho era representada por Henrique Steckelberg e Christian Pommer, do inicio da criação do núcleo em 1896 até a década de 30. Oficialmente eram os “Kriss Kringle” ou “Weinachtsman” da comunidade, na tradução em alemão as crianças de cristo...

Foto Acervo Família Steckelberg

FELIZ NATAL 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PELOS OLHOS DE MEUS FILHOS


  Despedida do sol na Rua Santa Cruz. O velho Cristo feito pelo escultor Gombrade, recebendo a noite de braços abertos. Quem sabe até pedindo a Deus noites mais tranquilas ao povo cosmopolense...
Foto Cristiane Marsola


COMUNICADO SOBRE AS FESTIVIDADES NA PRAÇA DO RODRIGO

  A Secretaria de Cultura de Cosmópolis informa a população em comunicados feitos via email e mensagens de celular, o cancelamento de TODAS AS APRESENTAÇÕES culturais na Praça do Rodrigo. As programações do projeto “Magia do Natal” foram suspensas, pelo motivo que a maioria dos grupos culturais continuam em pânico, com medo e receio de novos ataques criminosos na Praça (foram dois em menos de cinco dias, sendo um com vitima fatal).
  Do projeto “Magia do Natal”, fica apenas a praça de alimentação (localizada próximo do local do último atentado (17/12) e a presença do Papai Noel (este é contratado). Na falta dos grupos culturais, a programação será feita com som mecânico nas mediações da praça. As apresentações artísticas eram realizadas gratuitamente por voluntários, na sua maioria crianças, alunos da rede municipal de ensino.
  Na manhã desta sexta-feira (19/12) a Policia Militar recebeu um grande reforço de soldados vindos de Americana. A secretaria de segurança de Cosmópolis informou em nota (publicada na página pessoal do prefeito Dr Antônio) patrulhas intensivas em toda cidade, principalmente na região da Praça do Rodrigo. Sendo que essa noite (19/12), a Praça do Rodrigo “promete” ser um dos pontos mais seguros de Cosmópolis (será mesmo!!!).

Cada um faça a sua própria conclusão da noticia. Fica aqui o meu desabafo..

   Em que ponto chegamos!!! Cosmópolis hoje tem a fama de Hortolândia e Sumaré, cidades famigeradas no “passado” pelo crime. Ao contrario destas cidades, milionárias em arrecadação de impostos pelas diversas multinacionais instaladas nestes municípios. Cosmópolis até tem uma boa arrecadação (mais de 160 milhões de reais anuais), não temos indústrias de grande porte e até mesmo fabricas como lá, não temos nem ao menos uma faculdade e um Hospital municipal; Porém a cidade em um curto prazo de tempo, recebe a vergonhosa fama criminosa das ricas cidades. Cosmópolis é hoje uma cidade em pânico pela falta de segurança e principalmente a incompetência pública. Uma vergonha...

Texto Adriano da Rocha

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ENQUANTO ISSO EM COSMÓPOLIS...


RESGATE CULTURAL COSMOPOLENSE

     Os nossos parabéns a toda equipe da Secretaria de Cultura e Centro de Memória de Cosmópolis, que ontem (17/12) realizaram no antigo salão de festas da Escola Alemã a apresentação dos projetos “Memória Viva” e “Sabor de memória”. Dois projetos realizados com total profissionalismo e respeito as nossas “quase desconhecidas” memórias cosmopolenses, um verdadeiro resgate das nossas tradições, cultura e história.
  
  O projeto “Memória Viva” é um misto de dez entrevistas recolhidas em 2013, realizadas no estilo causo, disponibilizadas agora em um magnífico DVD. São mais de duas horas de entrevistas, a captação das imagens, áudio e trilhas sonoras, estão dignas de prêmios.
  O segundo projeto o “Sabor de Memória”, resgata a cozinha típica dos imigrantes que aqui chegaram no século 19. Cozinha recriada e criada em solo cosmopolense nos costumes Paulistas, uma documentação que teve inicio em 1995, e foi resgatada pela secretária de cultura e agora digitalizada em DVD.

  Os dvd's podem ser adquiridos na atual Secretaria de Cultura (antigo Grêmio Estudantil ) próximo ao terminal Rodoviário. Meus sinceros e orgulhosos parabéns a toda equipe que participou deste projeto, em especial a secretária de Cultura Carina Bentlin e a Vivian Mukotaka, pelo sincero carinho de sempre conosco. Cosmópolis merece este carinho, merece este respeito as nossas tradições, e este resgate de vida a nossa quase extinta cultura Paulista. Parabénsssssssss mesmo, Cosmópolis imensamente agradece.

Conheça os projetos acessando os links:

Cosmopolense até na hora de "encher a cara" é desrespeitado


   “A Delegacia de Investigações Gerais de Americana prendeu ontem (17/12) uma quadrilha especializada na falsificação de bebidas alcoólicas, com mandatos de prisão em quatro estados, o grupo já é famoso por este crime. Cinco pessoas foram presas, inclusive o chefe da quadrilha que “mora” em Cosmópolis.
O bando trocava os rótulos das garrafas de marcas de qualidade inferior (Kaiser, Label, Grau, entre outras de preço bem baixo), “rotulando e retampando” por cervejas como Brahma, Skol, Antarctica Original, Bohemia, entre outras marcas famosas.

   No barracão, localizado no Jardim Brasil em Americana, às margens da Rodovia Anhanguera, onde a quadrilha fazia a falsificação, a polícia encontrou cerca de 12 mil garrafas de cervejas já adulteradas, além de milhares de rótulos e tampinhas prontos para a adulteração. O grupo revendia os produtos em comércios da região, em foco as cidades de Cosmópolis, Santa Bárbara, Limeira e Americana. Todos os detidos da quadrilha são naturais do Tocantins. A policia de Americana em parceria com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação investigava a quadrilha a cerca de um mês. Segundo a Associação foi à primeira vez que eles apreenderam cervejas com rótulos falsos. O mais comum é encontrar whisky e vodka falsificados. Os detidos vão responder por falsificação, formação de quadrilha e crime contra a saúde pública.”.

Fontes: Grupo RAC, G1 e Portal TVB Campinas. A matéria completa será reexibia nesta noite nos telejornais da EPTV e Record Campinas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

LUTO COSMOPOLENSE


      Faleceu ontem (02/12) um dos últimos personagens da história do cinema em Cosmópolis, e com certeza um dos mais importantes, o querido Nadir Nallin. Seu sepultamento acontece daqui a pouco às 16h30m no Cemitério Municipal da Saudade. Nadir Nallin, foi um dos melhores projetistas de cinema da nossa região, e com muito orgulho durante décadas o projetista do famoso “Cine Teatro Avenida”. Foi um apaixonado pela mágica profissão, a qual exerceu com enorme carinho, sua paixão por cinema era tanta que reuniu um incrível acervo, único e sem igual sobre o cinema. Em especial verdadeiras raridades do cinema em Cosmópolis, cartazes, lobby card’s, “balderôs”, discos, e diversos filmes.
  Pedaços da nossa história cinematográfica, pouco conhecida por muitos cosmopolenses, já são mais de 20 anos do fechamento do Cine Avenida, e cinco anos da sua demolição. Seu Nadir, figura muito querida na Vila Cosmo, pessoa muito reservada, mas um verdadeiro amigo dos amigos da vizinhança.

    Você pode até neste momento não lembra-se direito deste “famoso” personagem, mas com certeza vai lembrar os mágicos filmes projetados por ele nas sessões do velho cinema da Avenida Esther.
Pedimos a Deus neste triste momento da despedida, o conforto a toda família e amigos. Seu Nadir Nallin, Nadir do bigode, dono da querida cachorrinha preta, esposo da Dona Alice, pai do Evandro, amigo de todos. Descanse em paz o professor desta extinta arte de projetar a arte aos olhos e sonhos de todos. Vai com Deus seu Nadir...

Texto Adriano da Rocha
Fotos Acervo Familiar