quarta-feira, 22 de abril de 2015

E DEPOIS DO FERIADO...

   O que fazer em um feriadão em Cosmópolis?? Que tal ir à Escola Ximena na Avenida da Saudade e destruir umas salas de aula, fazer uma fogueira usando carteiras e material didático, e ainda conseguir uns “trocos” vendendo a fiação elétrica!!! Foi um, dois, três, quatro, um monte de pensadores que tiveram essa ideia?? Como sempre, entre dezenas de moradores e comerciantes, sempre a mesma resposta: Ninguém sabe, ninguém viu. E olha que a escola é toda aberta, bem no estilão década de 90, um projeto arquitetônico elaboradíssimo para coibir, refrear, restringir, intimidar os meliantes adeptos da vagabundagem criminosa de praticarem seus delitos.

  De nada adiantou e de nada adianta o projeto arquitetônico, visto que a famigerada atrocidade ao templo do saber já não e á primeira. Outras vezes já fizeram a mesma filhadaputagem na Ximena, e até coisas piores, a última fatídica destruição foi em 2014. Ficando a Ximena em “pareia” com a recordista de vandalismo em Cosmópolis a Escola Estadual LOKAC, que quase foi extinta pelo estado devido aos rotineiros prejuízos, e acreditem em principal pela falta de segurança (obrigação do próprio estado).

  Serão os culpados pela fatídica destruição da Ximena os nóias muitos lokos, ou será os alunos revoltosos e vingativos por alguma repreensão educacional? Ou com certeza pode ser a Dilma por causa da crise, gerando a falta de dinheiro e a falta de opções de lazer, ou será o Geraldo por causa da falta d’água, ou o Tonhão por ser um sei lá oque...

  Culpado, culpadas, culpados, quem quem ... Dirão até que são os pobres e sofridos professores por não se esforçarem ainda mais na sala de aula, por não repreenderem, por não ensinarem mais, afinal professor é o segundo pai.. . A verdade ninguém diz, culpado é pai e mãe de umas crias sem vergonhas dessas. O professor é o segundo pai, mas são os pais os primeiros e verdadeiros professores da truculenta escola da vida.

  Sim, os pais são os verdadeiros professores. A educação começa em casa, os pais são o espelho, os filhos são a moldura, a casa é a sala de aula, e os ensinamentos nesta casa ensinados são levados para a vida no mundo. Até mesmo na mais cara e conceituada escola o aluno pode cursar, mas esses ensinamentos da escola casa não têm professores que consiga reeducar em sala de aula.

  Tudo aquilo que se aprende na infância, no dia a dia da casa escola, fica para o resto da vida de todo ser humano. Um pai e uma mãe, quando amam verdadeiramente um filho, sabem muito bem o fim do triste ditado: “Diga-me com quem tu andas que te direi quem és”. Acrescentando: o que tu irás ser...

  E dúmais, a baderna, o vandalismo, o crime inenarrável de destruir uma escola como a Ximena, está sobre investigação. E tenho certeza, como sempre o crime foi praticado por “dimenores”, figuras bem conhecidas dos B.O’s cosmopolenses. E assim novamente vai ficar impune, ou quando punido, será com medidas sócias educativas, que vão de ler um livro, a fazer trabalhos manuais.

  Entre tantos culpados, os pais colocarão a culpa em todos, menos em si mesmos. E assim caminhamos, para um futuro incerto, um futuro tenebroso, onde quem estuda é um tema a ser estudado: Mesmo tendo estudo é mais ignorante que o ignorante sem estudo!!! Com certeza um ignorante, não é ignorante por escolha, e nunca destruiria uma escola que é o seu maior sonho da vida, para deixar de ser ignorante...

ZÉ Lindo

...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: