Foi sepultado nesta tarde no Cemitério Municipal da Saudade em Cosmópolis, o querido cosmopolense Osmar Toledo Silva, popular Osmar Toledo. Osmar faleceu aos 84 anos (?) na noite de quinta-feira vitimado de complicações cardíacas enquanto tomava banho. Cosmopolense nato, comerciante aposentado, filho do saudoso casal Gertrudes de Queiroz e José Alves Toledo Silva, pioneiros na região, onde a família era proprietária das antigas Sesmarias a Fazenda Saltinho e Fazenda Coqueiro, vendidas no inicio do século 20 para Usina Esther.
Ao lado da esposa Hilda Scursoni Toledo e Silva completou 60 anos de casados em 2015, do feliz enlace nasceu à única filha do casal a professora Osmarilda, casada com o empresário José Furlan, famoso Zé Bagre. Osmar conheceu seu grande amor, Dona Hilda, quando trabalhava na antiga tecelagem Irmãos Scursoni, linda italianinha filha do patrão Henrique Scursoni. Pessoa de opiniões próprias, ao casar-se com Hilda, o casal seguiu outros caminhos, em 1954 surgia o Bar e Mercearia Toledo e Silva, na compra do antigo ponto comercial do saudoso Silvio Andretto, onde na década de 40 funcionava a sorveteria do Saulo Tognoni (em memória). O local era o nascente bairro do Vila Nova, antigo Villa Mariana, primeiro núcleo habitacional popular da cidade. O velho ponto comercial foi o primeiro fora da região central, Avenida Esther, onde até a década de 50 eram localizados praticamente todos os grandes comércios da cidade.
Um grande apaixonado por esportes, Osmar foi um dos fundadores do famoso “Vila Nova Futebol Clube”, com seu lendário primeiro “campo” localizado onde hoje existe a Praça da Pátria, um grande terreno de propriedade do Juca Guert. O famoso time de futebol foi fundado em Setembro de 1956, em uma reunião de amigos no “Bar Toledo e Silva”, popular “Bar do Vila Nova”. Entre cervejas e capilés nascia o lendário time azul e branco (cores símbolos do pequeno clube), os fundadores: Valdemar Carneiro de Souza (técnico responsável pelo primeiro titulo do Time), Bebé Lorga, Adalberto Klingohr, Antônio Magioli (diretor de esporte), Santiago Calvo (tesoureiro), e Osmar o primeiro presidente. O time do Vila Nova foi campeão em diversos campeonatos na região, sua qualidade e expressão trouxe ao time no final década de 60, seu estádio oficial, Localizado próximo a Escola estadual LOKAC. Um projeto e construção da prefeitura de Cosmópolis, na gestão do prefeito Orlando Perucci (tirolês).
Sempre empreendedor, em 1957 vendeu o Bar para a família Pavan, seguindo na Avenida Esther a verdadeira tradição da família Toledo e Silva, a panificação. Ao lado da antiga alfaiataria Suzan, em 1958, nascia uma das mais famosas padarias de Cosmópolis, a Padaria São José. A padaria chegou a possuir mais de 20 funcionários, foi pioneira nas entregas a domicilio, fazendo entregas nas colônias da Usina, região rural do Nova Campinas, e demais residências da cidade. Foi uma das mais gostosas tradições cosmopolenses, os pães entregues fresquinhos na porta, com todo carinho por Osmar Toledo em sua carretinha, e o leite por seu cunhado Albino Scursoni. A padaria funcionou de 1958 a 1974, deixando muitas saudades e gostosas histórias dos casamentos, festas, aniversários, daquele pão quentinho e doces feitos com carinho pelo Zé Toledo, Joaquim, Nerci, Cirino, Bilico e Coloninha. O local exato da famosa Padaria São José é onde hoje está instalada a Papelaria Zoom na Avenida Esther.
Grande Osmar Toledo, parti deixando saudades e muitas histórias, histórias cosmopolenses, história desta cidade a qual com muito orgulho ajudou a construir. No triste momento da despedida seu caixão coberto por suas duas grandes paixões, a bandeira do São Paulo Futebol Clube, e a bandeira do Cosmopolitano, clube ao qual foi um dos membros mais ativos.
As famílias Queiroz, Toledo Silva e Furlan, os nossos mais sinceros sentimentos pelo falecimento do nosso grande amigo. Em nossas orações Pedimos a Deus que conforte toda família e amigos neste triste momento da despedida terena. O filho volta aos braços do Criador, o Pai maior trará conforto e paz à família, e recebe de braços abertos seu filho em sua casa. Descanse em Paz Osmar São Paulino, vai com Deus meu amigo, e rogue por nossa terra a qual tanto amou em vida...