segunda-feira, 3 de julho de 2017

FLORECER DOS IPÊS COSMOPOLENSES




    Junho terminou, mas deixou sua marca com a florada dos ipês roxo e rosa. Até o mês de setembro, o florir dos ipês é destaque em vários pontos da cidade de Cosmópolis.
Quanto mais frio, maior a florada, avivando com a temperatura a coloração das delicadas flores.

Nos caminhos centenários de um dos bairros rurais mais antigos da região, sua beleza contrasta na paisagem. Eis um ipê florido no bairro Serra Velha, região rural que marca a divisa entre Cosmópolis e Limeira.
  
Serra Velha da serraria e dos germânicos
O nome do bairro é referência a uma serraria que existiu na região no início do século 19. Estrategicamente construída em uma grande reserva de mata virgem, a serraria fornecia madeira para as construções das crescentes cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Em 1816, a região foi desbravada através de uma sociedade, entre o Senador Vergueiro e o Brigadeiro Luís Antônio de Sousa. Nesta parceria surgia os primeiros engenhos de cana de açúcar da região, edificados em Limeira e Piracicaba. Contrário ao trabalho escravo, o Senador trouxe da Europa centenas de imigrantes germânicos, criando nas suas fazendas as primeiras Colônias alemães do Brasil.

Antes do Núcleo Colonial Campos Salles
Registros da prefeitura de Limeira, destacam o Serra Velha e demais bairros rurais próximos, como os primeiros locais do Brasil a receberem imigrantes alemães. Em 1838, a serraria do bairro já é demarcada em mapas, como também as propriedades rurais e colônias de imigrantes alemães.

Texto Adriano da Rocha
Foto Paola Marques

...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: