sábado, 3 de fevereiro de 2018

AINDA ONTEM...

ACERVO DO ACERVO

Há exatos 5 anos
Uma saudosa lembrança do nosso Acervo Cosmopolense. Berto Tonussi, faleceu em 2016, com 70 anos dedicados ao oficio de barbeiro. Sábado era dia de fila no Salão Tonussi, como dizia o Berto quando terminava um cabelo e barba:" Sua vez, chega mais freguês!!!".
Registro feito pelos olhares sempre atentos, da amiga Izabel Cristina Gagliardi. "Coloninha", com muito orgulho, assumidamente apaixonada por Cosmópolis


Registro fotográfico feito na surpresa, quando Berto conferia os principais "lances" do futebol / Foto Isabel Cristina Gagliardi 
  03/02/2012 / Roberto Tonussi, o Berto Barbeiro, 66 anos de tesoura,navalha, barba e bigode. Enquanto o freguês não chega, e a cadeira está vazia, uma pausa para ler sobre sua segunda paixão, o futebol. Acompanhando no jornal, e no velho radinho de baquelite, da Motobras.

O mais antigo barbeiro de Cosmópolis, Berto tem 66 anos de tesoura, uma profissão que começou com seu pai, João Tonussi, em 1 de Maio de 1926. 

Na data, ainda não oficializada como "Dia do trabalho", o oficio de barbeiro seguia como profissão da família. Destacando três irmãos Tonussi barbeiros, Ponciano, Berto e Fernando.

A Barbearia Tonussi foi localizada em diversos pontos da cidade, inicialmente em 1926, no local onde hoje funciona o Banco Santander, na década de 1940, 1950 e 1960,na esquina da Avenida Ester com Santa Gertrudes, na Rua Antonio Carlos Nogueira. Atualmente, quase 20 anos, O salão de Barbearia do Berto, funciona na Rua dos Expedicionários, em frente a Caixa Econômica Federal. 

Quer cortar o cabelo, fazer barba e bigode, como nos tempos da antiga Vila de Cosmópolis, é só esperar sua vez, que logo o Berto diz:" Pode vir freguês, chegou sua vez".


*Originalmente publicada em nosso perfil do Facebook


Comentários
0 Comentários

Sem comentários: