Depois de 27 anos, último evento aconteceu em 1991, o “Carnaval” volta para a Avenida Ester.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, buscando revitalizar a região central, realizará as festividades de carnaval na Praça Major Arthur Nogueira, Praça do Coreto.
Nesta edição, serão quatro dias de folia, começando no sábado, dia 10 de fevereiro, e terminando na terça-feira, dia 13 (feriado de Carnaval), sempre das 20h até a meia-noite.
A música, fica por conta de uma “Banda Show”, segundo a Secretaria de Cultura, o repertório musical será de marchinhas antigas, sucessos carnavalescos e sambas. Uma seleção musical gravada, criada pelos organizadores do evento, garante relembrar os antigos carnavais da região central.
Barraquinhas e food truck’s, estarão disponíveis nos entornos da Praça, aguardando os foliões com uma ampla variedade de opções de alimentação. Parte dos serviços da aérea gastronômica, serão realizadas por barraquinhas da tradicional “Feirinha de Artesanato”.
“Carnaval na Praça 2018”
Começa amanhã, sábado (10), até o dia 13 (terça-feira de
Carnaval). Todos os quatro dias, das 20h às 0h.
Local: Praça Major Artur Nogueira, popular Praça do
Coreto, localizada na Avenida Ester, entre as ruas Campinas e Baronesa Geraldo
de Rezende.
HISTÓRIA
Marco do surgimento da Villa de Cosmópolis, a Praça Major Arthur Nogueira, desde o século 19, era o ponto principal das festividades de Carnaval, assim como inúmeras comemorações populares do município.
Aos fundos da antiga Estação da Carril Funilense, inaugurada oficialmente em 1898, reuniam-se blocos, corsos e cordões carnavalescos. A Praça, era o ponto de concentração dos foliões, que saiam em grande desfile na Avenida Esther.
Em 1991, com a mudança do Carnaval popular para Avenida da Saudade, não foi mais realizado o evento na Praça e região central.
Nos anos de 1980, últimos Carnavais da Avenida Ester, as comemorações chegaram a reunir mais de 5 mil pessoas na região central, conforme noticiou o “Jornal de Cosmópolis”, em edição de Março de 1988.
Nos anos de 1980, últimos Carnavais da Avenida Ester, as comemorações chegaram a reunir mais de 5 mil pessoas na região central, conforme noticiou o “Jornal de Cosmópolis”, em edição de Março de 1988.
Neste período, os desfiles começavam na Avenida Ester, estendendo-se em “marchas” de blocos e foliões, pela Rua Campinas.
As então tradicionais, Corporação Musical de Cosmópolis e Corporação Musical da Usina Ester, garantiam com seus renomados instrumentistas, as celebrações musicais durante todo o percurso da folia.
No auge dos Carnavais cosmopolenses, anos de 1950, a união de blocos da Villa, Cosmopolitano e Usina Ester, as celebrações tinham início da região central (Avenida Ester, Praça do Coreto), terminando o percurso da folia, no extinto “Estádio Thelmo de Almeida”, localizado entre as ruas Campinas e prefeito Moacir do Amaral.
Quem sabe este ano, a iniciativa da Prefeitura, não faça renascer o Carnaval em Cosmópolis!! No passado, não tão distante, foi nosso maior evento, reconhecido em vários períodos, como um dos melhores carnavais do estado de São Paulo.
Tempos, onde quem fazia, organizava e garantia a tradição do carnaval, não era o poder público, mas sim, os foliões cosmopolenses. Vamos prestigiar, Cosmópolis merece este resgate e reavivamento da nossa cultura e tradições !!! Afinal, quem faz o sucesso dos carnavais das cidades vizinhas, somos nos cosmopolenses.
Texto Adriano da Rocha
Fotos e arte : Acervo Grupo Filhos da Terra e Prefeitura Municipal de Cosmópolis