quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PAULÍNIA, ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA

PAULÍNIA 54 ANOS

MENSAGEM PARA MINHA IRMÃ PAULÍNIA
Início dos anos 1950 / Rua do Comércio, atual Avenida  José  Paulino. Na foto, a farmácia e casa, da família Costa , e ao fundo a igreja São Bento. Foto Grupo Paulinenses da Gema

 "Nascemos juntas minha irmã, há quase 300 anos, somos filhas da mesma mãe, “Dona Campinas”, senhora bandeirante, honrada esposa de São Paulo. Surgimos ao mundo, quando na busca incansável pelo Eldorado, destemidos Bandeirantes encontravam pouso nas Campinas do Mato Grosso.

Sempre fostes altaneira, orgulhosa por seus “morros altos” de terras prosperas, virtuosa senhora do mais puro ouro verde paulista, reluzente em seus cafezais, canaviais e algodoeiros.

Ouro verde que o progresso mudou de cor, nos escuros tons do petróleo, nas mais diversas tonalidades químicas de suas industriais, enaltecendo seu poder, como a senhora do Planalto.

Tornando-se Dona de uma das maiores riquezas do mundo, atraindo e conquistando milhões de migrantes e imigrantes, reluzindo e ofuscando vidas, desenvolvendo em suas terras e sua volta, o progresso e o retrocesso.

Novos caminhos, mudanças criadas para nossa emancipação da “zelosa” mãe Campinas, inúmeras vezes alteraram nossas divisas; antes marcadas pelas vertentes abertas aos batelões nas águas do Atibaia, Quilombo, Anhumas, Jaguari e Pirapitingui.

Espaços territoriais, marcos, perímetros, acordos políticos para nossa “emancipação política e administrava”, nos demarcavam e separavam aos olhos estaduais e nacionais, mas nunca nos separavam, no amor a este chão e nossos filhos.

Nascemos e crescemos juntas, surgimos predestinadas a sermos exemplo do progresso brasileiro, essências paulistas do desenvolvimento humano no mundo.

Nossa união é tamanha, que dividimos as alegrias e tristezas.
Quando és “judiada” por meus sobrinhos, ou por aqueles que usurpam oportunistamente o nome de “paulinenses”, sofro junto contigo, cada desgosto e amargura.

Sua casa é rica, são mais de 13 bilhões de reais anuais somente para seus filhos, sua mesa é tão vasta e farta, que ainda sustenta a “fome” de impostos, empregos e desenvolvimento do Estado e Brasil.

Em mais um ano, novamente oportunistas sentam em sua mesa, desviando sua comida, deixando seus “filhos” com fome, segurando seus pratos vazios de saúde, segurança, e educação.

Ingratos filhos, na fome do poder, deixam pobre, a rica mãe Paulínia, sofrendo em prantos ao ver seus mais de 100 mil filhos, padecendo pela fome do desenvolvimento.

Seus filhos “paulinenses”, sofrem em berço de ouro, envoltos de riquezas, “morrendo” de fome, enquanto um pequeno grupo de irmãos, fartam-se na mamadeira da corrupção.

Minha irmã Paulínia, neste dia consagrado como seu aniversário, quando completas seus 54 anos de emancipação política e administrativa, desejo novamente a união da esperança e perseverança. Nossas maiores virtudes deste nosso nascimento nas mãos dos bandeirantes!!!

Esperança e perseverança, são semelhantes na pronuncia, como em seus significados.
Palavras com definições diversas, sinônimos de insistência, dedicação, confiança, crença e fé.

Duas palavras que somente possuirão reais significados, quando unidas em um só sentimento. Afinal, sem esperança é impossível a perseverança.

Nesta união, esperança e perseverança, tornam-se as maiores virtudes de um ser humano. Unificadas, transformam vidas, trazem significado para outras palavras como trabalho e saúde.

A situação aqui não é das melhores, a ingratidão machuca o coração desta mãe, sei que sofres ao ver meus “filhos” cosmopolenses, fazendo o mesmo na humilde casa da sua “pobre” irmã.

Peço a Deus, assim como peço aos meus filhos, que meus sobrinhos paulinenses possam novamente unir em seus corações, os sentimentos de esperança e perseverança.
Somente nesta união, novamente pulsará o amor em seus corações, para lutar por sua mãe Paulínia.

Esperança e perseverança, são as duas palavras que definem os mais nobres predicados dos nossos filhos paulinenses e cosmopolenses.

São elas, com muito orgulho, parte dos nossos sobrenomes e identidades para o mundo. Feliz aniversário minha querida irmã, Paulínia Esperança Perseverança Paulista do Brasil. Na perseverança dos seus filhos, surge a esperança de dias melhores em sua casa!!!

Com carinho e admiração da sua irmã Cosmópolis" .



Comentários
0 Comentários

Sem comentários: