quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

IGREJA DE SÃO PAULO

 USINA ESTER 120 ANOS

HOMENAGEM AOS PAULOS NOGUEIRA, PAI E FILHO


Texto e fotos Adriano da Rocha

Modernismo nos traços arquitetônicos, são as marcas principais da edificação

  As margens da estrada canavieira, principal acesso ao complexo industrial da Usina Ester, a edificação é um dos destaques na paisagem. Construída há quase 40 anos, a Igreja de São Paulo, é um marco na modernização arquitetônica dos templos religiosos em Cosmópolis.

Suas linhas e elementos, a imponte escadaria das penitencias, símbolo da elevação do espirito, o gigantesco campanário e sistema de som, representando um cálice, a imagem de São Paulo Apostolo artisticamente feita em azulejos, as portas lavradas em madeira maciça, estão entre as principais diferencias da igreja.

Considerada como uma das mais belas igrejas católicas da região, a edificação é preservada como patrimônio da Usina Ester, sendo a parte religiosa de responsabilidade da Comunidade Santa Gertrudes.

São Paulo Apostolo é consagrado como padroeiro, homenagem aos fundadores da Usina



 Localizada na área histórica da Usina Ester, região projetada nos anos de 1920, para eternizar a memória da empresa e seus fundadores, a igreja foi edificada no ponto mais alto do terreno. A localização estratégica, marca as linhas da antiga companhia de trens, fundada por diretores da Usina, a Carril Agrícola Funilense, incorporada pela Cia Sorocabana, nos anos de 1920.


Igreja está localizada na região histórica criada pela Usina Ester


Fundada oficialmente em outubro de 1898, as linhas da Funilense passavam na área da escadaria da Igreja, onde precisamente acompanhando o antigo trajeto, está exposto o trem canavieiro Nª 1. Fabricado na Inglaterra, o trem recebesse o nome de Paulo de Almeida Nogueira.


AOS PAULOS DA USINA
Ano 1901, estão na “photographia”, Esther Nogueira (a qual seu tio Major Arthur Nogueira, homenageou a secular Usina Ester), Paulo de Almeida Nogueira Filho, e a prima Tilinha Nogueira, acompanhados por Paulo de Almeida Nogueira. O registro fotográfico, em destaque, foi produzido pelas lentes do estúdio Nickelsen & Ferreira, localizado na Rua Direita, em Campinas.









A Igreja de São Paulo, é uma homenagem da comunidade católica local, aos “Paulos da Usina”, Paulo pai e Paulo filho. O Paulo pai, é Dr. Paulo de Almeida Nogueira, esposo de Esther Nogueira, filha de José Paulino e sobrinha do Major Arthur Nogueira; Paulo filho, é Dr. Paulo Nogueira Filho, filho de Dr. Paulo e Ester Nogueira, casado com Regina Coutinho Nogueira, neta do ex-presidente da República, Campos Salles.

Nos 120 anos da indústria, ambos são considerados entre os mais importantes diretores da Usina Ester, notabilizando suas gestões pelos projetos de modernização, ampliação das produções da empresa, como nos investimentos na melhoria da qualidade de vida dos colonos, principais responsáveis pelo intenso progresso das terras.




A Igreja de São Paulo, perpetuava as comemorações dos cem anos de nascimento de Dr. Paulo de Almeida Nogueira, e memória do falecimento de Dr. Paulo Filho, falecido em 1969, aos 70 anos de idade. Reconhecido nacionalmente nas áreas indústrias, agrícolas e política, deputado federal em várias legislaturas, seu nome é uma das principais referenciais na advocacia, onde notabilizou-se como um dos mais conceituados advogados brasileiros, autor de vários livros da área.


São Paulo Apostolo, pintando sobre azulejos, tradicional técnica portuguesa



Moderno e icônico campanário da Igreja 


  Em homenagem ao patriarca, a prefeitura de Cosmópolis, batizou a antiga rua criada pela Usina em 1898, como Avenida Centenário Paulo de Almeida Nogueira, endereço da Usina e da Igreja de São Paulo, inaugurada oficialmente em 25 de janeiro de 1979.

Localizada sobre as margens das antigas linhas da Funilense, principal acesso a Usina Ester




Texto e fotos Adriano da Rocha
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: