sexta-feira, 2 de março de 2018

USINA ESTHER 120 ANOS DE FUNDAÇÃO


   Senhora do progresso e retrocesso, patrona fiel de colonos e fornecedores, mãe e madrasta, imperadora dos canaviais, dos quais é benfeitora do sumo ao bagaço. 
Nos veios das suas terras, surgem gigantescos doces mares de canas, o mais nobre ouro verde paulista, banhados por caudalosos rios, nascentes e vertentes represadas.
Orgulho do saudosista colono aposentado, esperança aos seus descendentes do primeiro emprego, arrimo dos cofres municipais, detentora e principal responsável em conjugar o passado, presente e futuro da cidade de Cosmópolis.
Parabéns nobre senhora, pelos 120 anos do seu nascimento, és a mais “doce” e “alcoólica” tradução de Cosmópolis, és a mais cosmopolense de todas. Feliz aniversário Usina Ester!!!

HISTÓRIA DA FOTO
A primeira fotografia, registra o surgimento da negociação das terras da Fazenda do Funil, cerca de 5 mil alqueires paulistas. As terras, desbravadas por Bandeirantes no fim do século 17, eram negociadas pela família Almeida Barbosa à família Nogueira, vizinhos de fazendas, e sócios empreendedores na criação da Carril Agrícola Funilense

A negociação foi intermediada pelo Barão Geraldo de Rezende, familiar dos proprietários da Fazenda Funil, e amigo pessoal dos irmãos Nogueira, em especial José Paulino Nogueira.

No dia deste registro fotográfico, 12 de dezembro de 1896, a família Nogueira e investidores, conheciam as terras, que em 02 de fevereiro de 1898, surgiria a Usina Ester. O registro fotográfico, foi feito pelo renomado Guilherme Gaensly, considerado um dos maiores profissionais da fotografia no mundo.

Contratado pelo Barão Geraldo de Rezende, realizou uma série de fotos na região do Funil e Mogiana, iniciando o percurso fotográfico, em São Paulo, onde possuía um dos mais conceituados estúdios da capital, com filiais no Rio de Janeiro e Bahia. As fotografias de Gaensly, resultariam na primeira seleção de cartões postais paulistas, divulgando o estado de São Paulo e Brasil, em todo o mundo.
A foto em destaque, imortalizada pelas lentes de Gaensly, faz parte do acervo pessoal da família Almeida Nogueira, sendo usada como ilustração no livro diário “Minha Vida”, escrito por Paulo de Almeida Nogueira, publicado em 1951.

Nesta foto estão: Barão de Ataliba Carvalho, Coronel Silva Teles, Bento Quirino, Campos Salles (futuro Presidente da república), José Manuel de Almeida Barbosa (dono da Fazenda Funil), Manuel de Assis Vieira Bueno (prefeito de Campinas), Sidrack Nogueira (primeiro químico da Usina Ester), Major Arthur Nogueira, Barão Geraldo de Rezende, Francisco Glicério, entre demais autoridades, familiares e membros da Guarda Militar.

O segundo registro fotográfico, foi feito exatamente no mesmo ponto da primeira foto de 121 anos passados, nas margens da Cachoeira do Poção, próximo a Ponte de Ferro.

No verso da foto a dedicatória: “Ao simpático e distinto amigo Sr. José Paulino Nogueira, ofereço como recordação do passeio ao Funil, em 12 de dezembro de 1896. Assinado Barão Geraldo de Rezende”.

Texto e fotos Adriano da Rocha
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: