quarta-feira, 6 de junho de 2018

UMA VIDA DEDICADA À CARIDADE

IRMÃS CALVARIANAS
Texto e foto Paróquia Santa Gertrudes

Quem é essa missionária que atravessando os mares dedicou sua vida durante 45 anos aos povos do Continente africano?




  Cecília Speglich nasceu em Valinhos-SP, no dia 19 de abril de 1927. Era a terceira filha de cinco irmãos. O ambiente familiar era Cristão e favoreceu o surgimento de sua vocação religiosa.

Tendo feito contato com as irmãs Calvarianas, inicio o postulado com 20 anos de idade. Terminada sua formação inicial, fez seus primeiros votos no dia 25 de janeiro de 1950 e recebeu o nome de Irmã Marta Maria.

Sua primeira missão foi em Catanduva, dedicando sua vida na catequese e no trabalho junto às crianças.

Em 1952 foi enviada para São Paulo, onde assumiu a catequese da Paróquia Santa Teresinha. Neste tempo foi criada a escola primária, junto à casa das irmãs e precisava de espaço físico para se instalar.

Foi então iniciada a construção do prédio da Casa Provincial para acolher a comunidade e o Noviciado ,deixando o antigo prédio para a escola.
Irmã Marta se empenhou com persistência, entusiasmo e coragem nessa construção que se tornou o coração da Província Brasileira.

Quanto sacrifícios para obter ajuda, pois os recursos eram escassos. Irmã Marta não conhecia descanso.

Em 1962, respondendo ao apelo da Igreja e da Congregação, e tomada por um grande ardor missionário, Irmã Marta partiu confiante naquele que a enviou em missão para o Continente Africano.

Em seu trabalho de evangelização se colocou inteira a serviço do povo africano. Enfrentou com amor e generosidade, o calor, cansaço, malária, a língua e os costumes diferentes, a alimentação, as longas distâncias.

Seu grande amor a Jesus Cristo sustentou-a nas dificuldades inerentes à missão, seja no aspecto cultural, religioso e social.

Esteve na Costa do Marfim durante 32 anos como missionária. Mas seu zelo missionário levava mais longe.

Em 1994 Irmã Marta foi enviada a Boké, na Guiné-Conakri, onde permaneceu firme doando sua vida na missão, ainda por mais 13 anos.
Tendo regressado ao Brasil, em 2007, continuou a sua missão em Cosmópolis.

IRMÃ DOS COSMOPOLENSES 
Seus limites de saúde não lhe permitiram realizar suas longas caminhadas ao encontro das pessoas.
Assumiu então a catequese de adultos da Paróquia Santa Gertrudes. E com carinho ela ajeitava os horários de cada um, para que pudessem ser preparados para os sacramentos!

Graças a ela, muitos foram batizados e crismados. Quantos tiveram a alegria de receberam o sacramento da reconciliação e da Eucarístia pela primeira vez.
Outra ocupação da Irmã Marta foi a Pastoral das Vocações, tanto na Àfrica como no Brasil.

Em Cosmópolis não podendo ser presença direta junto aos jovens organizou grupos de bordados e corte e costura para mulheres.
Esses grupos tinham dupla finalidade: aprendizagem e colaboração.

A cada ano organizava um grande bingo com os trabalhos que esses grupos produziam cuja renda era orientada para a Pastoral Vocacional.

Esta incansável missionária Calvariana soube viver as recomendações do nosso fundador o Beato Pierre Bonhomme: “Ganhemos almas! Repousaremos no céu!”

Obrigado Irmã Marta por sua paixão Missionária, por sua fidelidade ao apelo do Senhor em sua vida e pelo grande amor aos pobres, aos pequenos, aos necessitados.

Agora na casa do Pai, interceda por seus familiares, pela Família Calvariana e por todas as pessoas que passaram por sua vida e se beneficiaram com sua ajuda, com seus ensinamentos e com seu exemplo de Maria Santíssima !

Eternas saudades e nossa eterna gratidão...”.
Paróquia Santa Gertrudes de Cosmópolis !
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: