terça-feira, 5 de junho de 2018

LUTO COSMOPOLENSE

IRMÃS CALVARIANAS

ADEUS IRMÃ MARTA
Texto Adriano da Rocha
Foto Acervo Congregação Nossa Senhora do Calvário


   Uma vida inteira dedica a fé e caridade, sendo mais de 70 anos consagrados à Cristo. Entre as Irmãs Calvarianas, o edificante significado da ordem em Cosmópolis.
Aos 91 anos de idade, faleceu nesta segunda-feira (5), a caridosa Irmã Marta, uma das irmãs da Congregação Nossa Senhora do Calvário.

MISSA DE CORPO PRESENTE E SEPULTAMENTO
O corpo será velado na Igreja Matriz de Santa Gertrudes, com chegada prevista às 21h30. Serão realizadas duas missas de corpo presente (Exéquias), nesta noite às 22h00, e na manhã de terça-feira (06), às 10h30.
Após término da celebração litúrgica, o corpo será transportado para Campinas, onde acontecerá o sepultamento no Cemitério da Saudade.

NOSSA GRATIDÃO E ORAÇÕES
Irmã Marta foi escolhido como seu novo nome, mestra no seu significado aramaico, nome da irmã de Maria e Lázaro, uma das mulheres que acompanharam Jesus Cristo, do seu Calvário à Ressureição.

O nome, transcreve com todos seus significados, a vida desta irmã de todos, que dedicou sua existência aos seus irmãos.

Enérgica pastora da fé, pregadora da palavra divina, exercendo os sagrados ensinamentos, nos seus atendimentos aos aflitos. Foram quase 10 anos desta vida religiosa, destinados ao povo cosmopolense.

Na cidade escolhida pela Igreja, como seu novo testemunho da fé, exerceu as mais beneméritas funções.
Irmã Marta, foi professora da palavra, catequista responsável pela formação de centenas de jovens, pastora nas capelas e igrejas, consoladora dos enfermos, “mãe” dos necessitados.

Exercia a comunhão aos enfermos, mesmo com as complicações geradas pela idade, prestando assistência domiciliar onde fosse chamada, atendendo com paciência e total dedicação aos acamados.

Sua presença no Asilo Irmã Rosália, e nos leitos do antigo Hospital Santa Gertrudes, tinham sempre a companhia da querida Irmã Lúcia (94 anos), fiel amiga e irmã de congregação. Suas presenças, sempre sorridentes, traziam paz e esperanças aos visitantes.

Quem nas ruas de Cosmópolis, sentiu o triste misto da fome com o frio, recebeu de suas mãos caridosas o alimento e o agasalho. Acompanhada das outras irmãs e voluntários da comunidade, durante anos, foi uma das responsáveis pela distribuição de roupas e sopão nas noites.

Antes da vinda para Cosmópolis, Irmã Marta exerceu serviços voluntários em diversas cidades, estando durantes anos prestando missões pastorais de ajuda na África.

ROGAI POR NÓS Neste triste momento da despedida, nossa homenagem e orações, a filha que volta aos braços do Pai.
Quem crê nas palavras ensinadas pela Irmã Marta, tem a certeza, que sua morte é apenas uma passagem, assim Cristo nos garantiu.

Sim, a saudade machucará nossos peitos, mas traz consigo a esperança do reencontro.

Com a frase de antigo canto litúrgico, muitas vezes exaltado nas missas do amor eterno, dedicada aos nossos entes queridos, encerro nossa homenagem a Irmã Marta.

Está mesma canção, glorificada na Igreja Matriz de Santa Gertrudes, nos traz a esperança deste reencontro com a Irmã Marta, e um balsamo nas dores.

“Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai, guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim, aonde vou: por onde irás, irei também”.

Intercedei Irmã Marta junto à Deus por seus irmãos, assim como fizestes em vida, rogai pelo povo cosmopolense, igualmente como nós fazemos por vós agora e sempre, Amém...

Texto Adriano da Rocha
Foto Paróquia Santa Gertrudes


Comentários
0 Comentários

Sem comentários: