sexta-feira, 10 de agosto de 2018

LUARES COSMOPOLENSES

PELOS OLHOS DOS MEUS FILHOS



Olha, a noite 🌝 ‼️
Um verdadeiro encontro com a lua. Registro feito em Cosmópolis, pelo olhar fotográfico do Anastácio Filho


...

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

AINDA ONTEM EM COSMÓPOLIS

MEMÓRIA COSMOPOLENSE


Há 12 anos...
   
  Inconfundível, polêmica e glamorosa, simplesmente a Rafaela. Entre as figuras populares mais queridas de Cosmópolis, registrada em uma das suas “andanças” diárias pela região central.

Popular entre a maioria da população, consciente da sua história de vida pessoal e familiar. Impopular, nos olhares daqueles que desconhecem sua trajetória, por preconceito e intolerância.

Nascido Rafael Guimaro, tornou-se conhecido como Rafaela nos anos de 1980. A mudança feminina do nome, surgiu de modo pejorativo nas ruas, como agressão verbal por sua condição sexual.

A infeliz brincadeira, trazia sua revolta, deixando seu carrinho de papelão onde fosse, para ir embravecido atrás do afrontoso chamado.

Quando foi expulso de casa, assumiu-se totalmente como Rafaela, a transformação foi intensa e constante. Dormia onde encontrava uma sombra no relento, não escolhia lugares depois de descobrir o álcool, ingerido como um refúgio as dificuldades da vida.

O nome feminino, antes gritado como um modo de ofensa, tornou seu nome próprio, respondendo com orgulho: “Oláá colega, sou eu mesma!!! “.

Sempre extravagante nas vestimentas, criava sua própria moda com as inúmeras doações de roupas e utensílios que recebia.

Delicada do seu jeito, não ficava sem seus batons e esmaltes, guardados no improviso entre as roupas, ou em uma bolsinha doada.

"MARCELA DA RAFA, RAFA DA MARCELA"
Discreta nos amores assumidos, teve muitos namorados pelas ruas, ou companheiros como ela dizia. Destas afeições das ruas, surgiu sua inesquecível filha, a inseparável Marcela.

Uma pequena vira latas, herança de um “ex amor”, a qual Rafaela cuidava como fosse sua filha. Sempre cheia de mimos e carinhos, dividia tudo com ela, menos as pingas.

Marcela na verdade, era sua guardiã, companheira e defensora nas ruas. Em quase 8 anos de convivência, as duas marcaram época por onde passavam.

Quem não lembrasse das duas comendo um “dogão do Dadá”, dividindo o mesmo lanche, sentadas nos bancos da Matriz?

Não esquecendo das cenas tristes, das várias convulsões da Rafaela pelas ruas, onde quem clamava por ajuda (latindo sem parar), era a intrépida Marcela.

Em uma das internações da Rafaela, em clínicas de reabilitação psicológica e química, Marcela foi adotada por uma família. A separação foi necessária, para uma mudança benéfica nas vidas das duas amigas.

O fim da história da Marcela é desconhecido, só não, das suas inúmeras crias. São incontáveis “netinhos da Rafa” espalhados pela cidade, como carinhosamente mencionava os filhotes da Marcela.

Você pergunta agora, onde está a Rafaela?
Desde 2015, a Rafaela está em uma clínica especializada na recuperação de pacientes com transtornos químicos e mentais, localizada na região do Uirapuru.

Com os cuidados diários de medicações e alimentação, ela está totalmente diferente da antiga Rafaela das ruas.

Gordinha, com cabelos loiros longos, o sorriso constante e o jeitinho único de falar, demostram que está muito bem cuidada.

Como disse aos amigos do Conselho Tutelar: “Estou bemm e feliz,abraços à todos de Cosmópolis. Estou com muitas saudades das minhas colegas!!!”.

Uma notícia feliz aos incontáveis amigos da Rafaela, a sempre querida Rafa. Na próxima, com autorização da Clínica, postaremos um vídeo desta figura inigualável de Cosmópolis.

Texto e foto Adriano da Rocha

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SERENOU, DEIXA SERENAR!!!

PELOS OLHOS DOS MEUS FILHOS

Em destaque, Largo da Matriz de Santa Gertrudes


 Serenou!!! Registros da manhã desta quarta-feira (8), na “Praça do Rodrigo” e Largo da Matriz de Santa Gertrudes.

"Praça do Rodrigo", registro feito no cruzamento das ruas Expedicionários e Moacir do Amaral

Entre pequenas palmeiras, o chafariz da Praça Paulo de Almeida Nogueira

Frio e muita garoa na madrugada, cerração na alvorada e termômetros registrando 15c•, e neste momento, sol predominante, com previsões de até 26c•.
Intempéries climáticas cosmopolenses, varias estações em um só dia!!!


📸 Fotos Lana Freitas

domingo, 5 de agosto de 2018

"CASINHA DO PAREDÃO"

USINA ESTER
 Casinha” das máquinas, das águas do Rio Pirapitingui em turbilhões, e dos destemidos “saltimbancos” de domingo.

Foto Conceição Tetzner








sexta-feira, 3 de agosto de 2018

"CHUVA DE IRRESPONSABILIDADES"




 Revolta, indignação e a mesma indagação de décadas: até quando isso será rotina na vida de milhares de cosmopolenses?

Ônibus sucateados, na maioria sem condições de atender com dignidade os usuários; constantes falhas mecânicas, decorrentes dos anos de uso e falta de manutenção regular; sobrelotação de passageiros, acomodações precárias para usuários e trabalhadores; conservação sanitária duvidosa, visível em toda área interna do veículo; goteiras, falta de sistema de ar condicionado, janelas danificadas; poltronas extremamente desconfortáveis, muitas destruídas pelo vandalismo e tempo de uso (...)

São as várias reclamações, postadas diariamente por milhares de usuários das linhas intermunicipais. Ônibus responsáveis pelos percursos Cosmópolis à Paulínia, Limeira, Campinas e bairros, transportando diariamente moradores de Cosmópolis, e demais cidades circunvizinhas, como Artur Nogueira.

A foto, é um dos registros feitos nesta manhã de sexta-feira (03). Em meio a incessante chuva, dezenas de trabalhadores cosmopolenses aguardam o conserto do ônibus intermunicipal da VB Transportes. Passageiros aguardam socorro mecânico do ônibus, no acostamento da SP-332, rodovia que liga Cosmópolis à Paulínia.

A cena transmite revolta e indignação, por ser a rotina diária de milhares de usuários das linhas intermunicipais. Recentemente, usando como argumento o reajuste de R$ 0,20 nas tarifas dos pedágios, a empresa aumentou em R$ 0,30 as passagens.

Mesmo com os descontos no diesel e impostos, alcançados com as greves de maio, a empresa realizou os aumentos das passagens.

Atualmente os serviços de cobrança dos ônibus foram modernizados pela empresa, sendo dispensados os cobradores. A medida adotada pela empresa, visa a modernização dos sistemas de cobranças.

Com o pagamento via cartões, diminuíram os índices de assaltos nas linhas, mas também, trouxe o fim dos cobradores.

Texto Adriano da Rocha
Foto Vitor Mattos

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

AINDA ONTEM EM COSMÓPOLIS

ACERVO DO ACERVO



#TBT Agosto de 2006/ 

  Há 12 anos, a Arara Alice e os ipês rosas, eram como marcas cosmopolenses no mês de agosto. Nossos cartões postais naturais, atraindo olhares admirados e surpresos, pela singular beleza destes encontros.

Em destaque, sua visita aos frondosos ipês da "Casa da Agricultura". Um conjunto de ipês bolinhas, famosos por suas exuberantes floradas.

As visitas da Alice aos ipês, eram motivo de orgulho aos funcionários da Secretária Municipal, fascínio aos motoristas e pedestres da região do Hospital.

A “peralta” mascote, tinha nos ipês seu refúgio, morada e descanso nas noites, mas principalmente, uma saborosa refeição. Alice adorava refestelar as flores, retirando com paciência, o néctar das “piúvas”.

Quem não lembra da Alice no ipê central da “Praça do Rodrigo”? O gigantesco ipê da Praça era um dos seus preferidos, nestes baquetes floridos de agosto.

Texto Adriano da Rocha
Foto Casa da Agricultura de Cosmópolis