domingo, 2 de dezembro de 2018

NATAIS COSMOPOLENSES

MEMÓRIA COMERCIAL

Papai Noel da Papelaria do Brandão
1972- Crianças reunidas em volta do Papai Noel, na entrada principal da Papelaria do Brandão

   Dezembro de 1972- Chegada do “Papai Noel” na “Papelaria e Livraria Santa Terezinha”, popular Papelaria do Brandão. Atual Papelaria Santa Anna.
No mês de dezembro, durante mais de 30 anos, um dos principais destaques da Avenida Ester. Evento idealizado pelo empresário no fim dos anos 1960, marcando a história comercial da região central, assim como, a história de vida de inúmeras gerações.

Visitar o “velhinho”, era um momento mágico para a criançada cosmopolense, nas décadas de 1970 e 1980. Aos visitantes, o Papai Noel distribuía balas, pirulitos e brindes da papelaria, reunindo crianças das vilas, sítios e das colônias da Usina Ester.

A cada ano, o Noel cosmopolense era recriado na papelaria, ficando mais convidativo as crianças. As funcionárias usavam gorros natalinos, transformando-se nas ajudantes do “velhinho”, e com aumento das visitações, surgia a “Mamãe Noel”. O personagem atraia as crianças, e principalmente os pais, buscando nas seletas vitrines, as inúmeras opções de presentes.

No registro fotográfico, a máscara de carnaval foi adaptada ao Noel, assim como as roupas confeccionadas de brim vermelho e ornamentadas com algodão. Nos olhares das crianças, você pode observar a alegria do encontro com o velhinho, felicidade eternizada na imagem.

“NATAL DE PRÊMIOS DA ACICO”
Anos depois apareciam outros “velhinhos” na região central, inspirados na criação pioneira do Brandão.
O evento natalino atingia grandes proporções com a criação da ACICO (Associação Comercial Industrial de Cosmópolis), onde na gestão de Mílvio Di Sacco (Utilar), surgia o famoso “Natal de Prêmios”.

Nos anos 1980 e 1990, um dos maiores eventos comerciais de Cosmópolis, reunindo milhares de pessoas na região central. Uma carreta repleta de prêmios, transforava-se no palco do evento, estacionada sempre em um cruzamento da Avenida Ester.

Na carreta, toda ornamentada com motivos natalinos e luzes, destacava-se o trono do Papai Noel, rodeado de enormes caixas de presentes, representando os prêmios sorteados.

Junto ao Papai Noel, os locutores oficiais do evento, animando a multidão e realizando os sorteios dos prêmios. Marcando presença e voz, os mestres dos microfones Carlos Augusto Salla e Renato Silva, entre outros “senhores da voz”.

Na véspera de natal, eram realizados os sorteios dos prêmios, aos participantes cadastrados na promoção, como fogões, geladeiras, modernas vitrolas 3X1, vales compras, e uma infinidade de valiosos produtos do comércio.

O evento tinha sua abertura oficializada por desfiles inspirados nas paradas da Disney, e chegada do Papai Noel até de helicóptero. Tudo organizado e financiado pelos comércios e industrias locais, sem custos da prefeitura.

Uma época de nostalgia e inocência, que deixou muitas saudades a todos que viveram esse período em Cosmópolis.
Texto e foto Adriano da Rocha
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: