quarta-feira, 5 de junho de 2019

OLHA A NOITE, SENTE O FRIO !!!

Ao raiar o sol, vermelhou o firmamento, prepara o cobertor. Afirma o velho cosmopolense, conhecedor dos avisos da natureza.

Em destaque, as nuances da despedida do sol e a chegada da "vermelha fria noite", contrastando na Praça de Pedágio da Rota das Bandeiras. Felizmente ou infelizmente, a Praça é localizada em Cosmópolis, mesmo estando denominada como Praça de Paulínia. Burocracias, permanência de um erro de sistema, interligação com a Praça do Polo Petroquímico, até hoje, uma incerteza e incógnita.

OLHAR NA HISTÓRIA
Localizada na SP-332, Rodovia Professor Zeferino Vaz, Bairro da Cascata, a região foi uma das primeiras áreas rurais loteadas para imigrantes italianos. Neste sistema de lotes rurais, pequenos e grandes sítios, o bairro expandiu-se até Paulínia, até então como Cosmópolis, distritos de Campinas.

Não muito longe da Praça de Pedágio, existia uma propriedade pertencente ao lendário Comendador Aladino Selmi. Um dos maiores industriais paulistas do século 19 e 20.

O sítio, com grande produção de café, era onde o fundador do Pastifício Selmi, usava como um refúgio da agitada vida das fábricas. O Comendador Selmi, criador do famoso Macarrão Galo e farinha Renata, é considerado o percursor da fabricação de macarrões no Brasil.

Sua história comercial surgiu em Campinas no fim do século 19, expandindo-se industrialmente, por todos os estados e mundo.

Figura conhecida nos meios sociais cosmopolenses, gostava de passear com seus grandes carros pela Avenida Ester, especialmente nos domingos de "footing" dos "Jardins do Coreto".Em sua homenagem, uma rua foi designada com seu nome no bairro Parque Ester.

Foto Conceição Tetzner 
Texto Adriano da Rocha

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: