terça-feira, 25 de agosto de 2020

PRACINHAS COSMOPOLENSES

DATAS CÍVICAS  

25 de agosto, "Dia do Soldado"

1998 - Tílio Bordin  na Biblioteca Municipal, então localizada na Rua Ramos de Azevedo

 Memorável data cívica que celebra o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército brasileiro. Em destaque o soldado Tílio Bordin, coloninho da Usina Ester, exaltando a homenagem aos pracinhas cosmopolenses, seus companheiros de batalhas na Segunda Guerra Mundial.

 Junto com Tílio Bordin, representaram Cosmópolis os pracinhas Paulo Krepski, Luiz Mengue Sobrinho, Paulo de Azevedo Filho, Reinaldo Balone, João Antônio da Silva e Ângelo Salmistraro.


Os pracinhas cosmopolenses, juntamente com inúmeros soldados brasileiros e aliados, participaram da tomada do Monte Castello na Itália, considerada uma das maiores batalhas enfrentadas pelos expedicionários brasileiros.

Aconteceram centenas de mortes de ambos os lados, vitimadas nas semanas de ferrenhas batalhas contra os soldados nazistas e fascistas, até a vitória e tomada do Monte Castello pelas tropas brasileiras.

O memorial em tributo aos pracinhas cosmopolenses, esculpido em madeira maciça no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, foi um presente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), aos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Durante décadas, o memorial ficou exposto em diversos locais públicos, como o Paço Municipal, antigo “Grupo Escolar Rodrigo” (Escola do Comércio), antigo Plenário da Câmara Municipal, e nas extintas sedes da Biblioteca Municipal, estando durante anos na entrada principal das edificações. Atualmente, o paradeiro desta histórica obra é desconhecido.


Será, que foi destruído no incêndio da Biblioteca em 2016?


Texto Adriano da Rocha

Foto Acervo Grupo Filhos da Terra


#Acervo13anos #DiadoSoldado #Pracinha #GuerraMundial #Memória #Cosmópolis #MuitoMaisSobreCosmópolis #AcervoCosmopolense

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: