quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Memória Esportiva

 


🏆⚽️🎖
📍Gramados do Estádio da União Esportiva Funilense
🗓14/12/1958: ‘ Segundo quadro da ‘ADM Usina Ester’ .
Time da administração da Usina Ester, formado pelas equipes dos setores de comando e gerência do complexo industrial.

➡️Em pé: Oderme Zuchini, Daniel Ignácio, Joaquim, Niquinho, Biguí Kreitlow, Hélio Martelli, Adilson Peres e Luizão Furlanetto (Treinador).
Agachados: Vitor Decresci, Alceu Grassi, Milton Garcia, Tim Stucki e Zé Pote.

📸Foto: Valber Kowalesky Kowalesky

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Até figuram pinturas!



🎨
🌅
➡As imagens se assemelham aos quadros dos pintores Claude Monet e Vincent van Gogh, com seus marcantes contrastes entre o céu e as águas. Como sempre fascinantes os poentes cosmopolenses, sobretudo nos horizontes da Represa Pirapitingui.



Imagens registradas na segunda-feira (29), captadas na região da famosa 'Prainha'.

📸Fotos Guardiões da Represa

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Memória Esportiva

Carandina Futebol Clube

🏆⚽️🏅
Rubro verde dos canaviais


1978 – Em destaque o velho campo do ‘Carandina Futebol Clube’, antes da reforma geral. Os garotos são Ico Moreno, Laércio Coimbra e Devanildo Moreno. O campo, complexo esportivo e social, foram extintos com as demolições da Colônia Carandina, iniciada nos anos 2010.

Foto: Brademir Moreno / Acervo Carandina FC

Parabéns Cosmópolis 👏

👏❤
🗓 Aniversário de fundação da 'Villa Cosmópolis' 🏡
Nesta quarta-feira (17), são completados 123 anos de fundação da 'Villa Cosmópolis', sendo oficialmente estabelecido o dia 17/01/1901, como o marco de criação do projeto urbano cosmopolense.


A data é uma correção histórica, formalizada após anos de estudos e pesquisas para a criação do livro 'Cosmópolis de Fazenda Funil à cidade universo', apresentado ao Legislativo Municipal pelo historiador Mano Fromberg.

Os estudos documentais têm como base principal, regimentada como certidão de nascimento de Cosmópolis, a planta de criação e loteamento da 'Villa Cosmópolis', registrada em 17/01/1901, projeto da sociedade agrícola e empreendimentos 'Arthur Nogueira & Cia'.

A planta urbana dos lotes da Fazenda Funil, regulamentada e aprovada pela Prefeitura de Campinas, é o primeiro registro oficial das terras com o nome Cosmópolis, a qual somente tornou-se distrito de paz em 1906.

Aprovada pela Câmara Municipal e oficializada como lei nº 3.116, em 04/05/2009, a data foi instituída como o 'Dia da fundação de Cosmópolis'.

Outras datas na história
A lei estabelece como fundadores de Cosmópolis os responsáveis pela criação da 'Villa', loteamento e desbravamento das terras, o Cel. José Paulino Nogueira Ferraz, Major Arthur Nogueira Ferraz, Sidrack Nogueira Ferraz, Cel. Antonio Carlos da Silva Telles e Paulo de Almeida Nogueira.

☑Anteriormente, a data oficial de fundação era 04/01/1896, supostamente o marco de criação do Núcleo Colonial Campos Salles, então instituído como lei municipal nº 2.198.

Com as pesquisas do livro, sustentadas historicamente pelos documentos da Câmara Municipal de Campinas, Acervo Público de São Paulo, dentre diários e registros da família Nogueira, proprietários das terras, foi comprovado que o núcleo oficialmente surgiu em 04/12/1897.

Para a instituição da fundação de Cosmópolis, em mais de 77 anos de história política e administrativa municipal, várias datas passaram pelos estudos da Câmara de Cosmópolis; como a fundação da Fazenda Funil, em fevereiro de 1830, início das obras da Carril Agrícola Funilense, em 1890, inauguração da estação ferroviária da Funilense, em 1899, ao marco de compra das terras do Funil, em 1898, para construção da Usina Ester.

🔎Olhar na foto
🗓1905 - Visita da comitiva do Cel. Bento Quirino do Santos em Cosmópolis, acompanhado de inúmeras autoridades políticas da época, notabilizando o presidente do Estado de São Paulo, atual cargo de governador, Jorge Tibiriçá Piratininga e secretários.

No centro usando seus típicas roupas de linho branco, o Major Arthur Nogueira Ferraz recepciona a comitiva nas obras do complexo industrial da Usina Ester, à sua esquerda segurando o chapéu, é o Cel. Bento Quirino, à sua direita, os irmãos Sidrack Nogueira Ferraz e Cel. José Paulino Nogueira Ferraz.

O Major está conversando com o Dr. Carlos Botelho, secretário de Estado, e uma das maiores autoridades públicas da época.

Ao fundo de Sidrack, está o governador Jorge Tibiriçá, ao lado do Cel. José Paulino, o Senador Francisco Glicério. Estão no histórico registro o Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas, prefeito de Campinas, o arquiteto Dumont Villares, sobrinho do inventor Santos Dumont, e responsável pelas obras do complexo industrial da Usina, o arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo, Cel. Silva Telles, dentre outras autoridades e familiares dos Nogueira.

Texto Adriano da Rocha
Foto Acervo Usina Ester

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

🗓16/01 – ‘Dia Nacional do Cortador de Cana’

 Cortadores e cortadeiras cosmopolenses




➡
Uma data para ser exaltada com muito orgulho e respeito, especialmente profunda gratidão, aos verdadeiros ‘colonizadores’ das nossas terras cosmopolenses, os cortadores de cana-de-açúcar.

Todo cosmopolense, tem infindas histórias familiares sobre os trabalhos nos canaviais, preservadas em incontáveis memórias narradas para suas gerações.
Quem nunca foi trabalhador da cana, com certeza, tem alguém da família, com ligações trabalhistas envolvendo direta ou indiretamente, os vários ofícios da cana, sobretudo o seu corte pelos ‘verdes mares de canaviais cosmopolenses’.

















Muito antes da instalação da Usina Ester, com seu progresso industrial em 1898, instituição da Carril Agrícola Funilense, em 1890, aos desbravamentos da Fazenda Funil, nos primórdios de 1800, a cana já estava instituída como atividade econômica nas terras cosmopolenses, então pertencente ao território de Campinas.

Utilizando a Inteligência Artificial (IA) e processos de arte digital, criamos versões destes profissionais e seus trabalhos, muitas vezes no passado, iniciados ainda criança, acompanhados de irmãos, pais e familiares.

Atualmente, o corte de cana praticamente está extinto no Estado de São Paulo, assim como na indústria açucareira e propriedades rurais de Cosmópolis, empregando na Usina Ester, arrendadores e fornecedores os cortes mecanizados.

Nossa homenagem aos ‘cortadores e cortadeiras de cana’, primordiais para o surgimento da nossa Cosmópolis. O passado retratado digitalmente, resgatando memórias no presente.

Texto e arte _Adriano da Rocha











Arte digital em IA - Adriano da Rocha