quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Parabéns Cosmópolis 👏

👏❤
🗓 Aniversário de fundação da 'Villa Cosmópolis' 🏡
Nesta quarta-feira (17), são completados 123 anos de fundação da 'Villa Cosmópolis', sendo oficialmente estabelecido o dia 17/01/1901, como o marco de criação do projeto urbano cosmopolense.


A data é uma correção histórica, formalizada após anos de estudos e pesquisas para a criação do livro 'Cosmópolis de Fazenda Funil à cidade universo', apresentado ao Legislativo Municipal pelo historiador Mano Fromberg.

Os estudos documentais têm como base principal, regimentada como certidão de nascimento de Cosmópolis, a planta de criação e loteamento da 'Villa Cosmópolis', registrada em 17/01/1901, projeto da sociedade agrícola e empreendimentos 'Arthur Nogueira & Cia'.

A planta urbana dos lotes da Fazenda Funil, regulamentada e aprovada pela Prefeitura de Campinas, é o primeiro registro oficial das terras com o nome Cosmópolis, a qual somente tornou-se distrito de paz em 1906.

Aprovada pela Câmara Municipal e oficializada como lei nº 3.116, em 04/05/2009, a data foi instituída como o 'Dia da fundação de Cosmópolis'.

Outras datas na história
A lei estabelece como fundadores de Cosmópolis os responsáveis pela criação da 'Villa', loteamento e desbravamento das terras, o Cel. José Paulino Nogueira Ferraz, Major Arthur Nogueira Ferraz, Sidrack Nogueira Ferraz, Cel. Antonio Carlos da Silva Telles e Paulo de Almeida Nogueira.

☑Anteriormente, a data oficial de fundação era 04/01/1896, supostamente o marco de criação do Núcleo Colonial Campos Salles, então instituído como lei municipal nº 2.198.

Com as pesquisas do livro, sustentadas historicamente pelos documentos da Câmara Municipal de Campinas, Acervo Público de São Paulo, dentre diários e registros da família Nogueira, proprietários das terras, foi comprovado que o núcleo oficialmente surgiu em 04/12/1897.

Para a instituição da fundação de Cosmópolis, em mais de 77 anos de história política e administrativa municipal, várias datas passaram pelos estudos da Câmara de Cosmópolis; como a fundação da Fazenda Funil, em fevereiro de 1830, início das obras da Carril Agrícola Funilense, em 1890, inauguração da estação ferroviária da Funilense, em 1899, ao marco de compra das terras do Funil, em 1898, para construção da Usina Ester.

🔎Olhar na foto
🗓1905 - Visita da comitiva do Cel. Bento Quirino do Santos em Cosmópolis, acompanhado de inúmeras autoridades políticas da época, notabilizando o presidente do Estado de São Paulo, atual cargo de governador, Jorge Tibiriçá Piratininga e secretários.

No centro usando seus típicas roupas de linho branco, o Major Arthur Nogueira Ferraz recepciona a comitiva nas obras do complexo industrial da Usina Ester, à sua esquerda segurando o chapéu, é o Cel. Bento Quirino, à sua direita, os irmãos Sidrack Nogueira Ferraz e Cel. José Paulino Nogueira Ferraz.

O Major está conversando com o Dr. Carlos Botelho, secretário de Estado, e uma das maiores autoridades públicas da época.

Ao fundo de Sidrack, está o governador Jorge Tibiriçá, ao lado do Cel. José Paulino, o Senador Francisco Glicério. Estão no histórico registro o Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas, prefeito de Campinas, o arquiteto Dumont Villares, sobrinho do inventor Santos Dumont, e responsável pelas obras do complexo industrial da Usina, o arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo, Cel. Silva Telles, dentre outras autoridades e familiares dos Nogueira.

Texto Adriano da Rocha
Foto Acervo Usina Ester

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: