Cortadores e cortadeiras cosmopolenses
Uma data para ser exaltada com muito orgulho e respeito, especialmente profunda gratidão, aos verdadeiros ‘colonizadores’ das nossas terras cosmopolenses, os cortadores de cana-de-açúcar.
Todo cosmopolense, tem infindas histórias familiares sobre os trabalhos nos canaviais, preservadas em incontáveis memórias narradas para suas gerações.
Quem nunca foi trabalhador da cana, com certeza, tem alguém da família, com ligações trabalhistas envolvendo direta ou indiretamente, os vários ofícios da cana, sobretudo o seu corte pelos ‘verdes mares de canaviais cosmopolenses’.
Muito antes da instalação da Usina Ester, com seu progresso industrial em 1898, instituição da Carril Agrícola Funilense, em 1890, aos desbravamentos da Fazenda Funil, nos primórdios de 1800, a cana já estava instituída como atividade econômica nas terras cosmopolenses, então pertencente ao território de Campinas.
Utilizando a Inteligência Artificial (IA) e processos de arte digital, criamos versões destes profissionais e seus trabalhos, muitas vezes no passado, iniciados ainda criança, acompanhados de irmãos, pais e familiares.
Atualmente, o corte de cana praticamente está extinto no Estado de São Paulo, assim como na indústria açucareira e propriedades rurais de Cosmópolis, empregando na Usina Ester, arrendadores e fornecedores os cortes mecanizados.
Nossa homenagem aos ‘cortadores e cortadeiras de cana’, primordiais para o surgimento da nossa Cosmópolis. O passado retratado digitalmente, resgatando memórias no presente.