quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

⏳#TBT - Ainda ontem...😍🥹🐮

 “Olha o boi, vem a vaca, chega o boiadeiro com seu cavalinho”

Fevereiro de 1918- Boi e vaca sendo preparados no bairro rural do Pinheirinho, atual Nova Campinas, sítio da família Barboza da Rocha.


Últimos preparativos para desfilar no carnaval da ‘Avenida Esther’. O percurso até a Villa, como referia-se a região central, era realizado caminhando pelas estradas rurais, animando a criançada dos sítios, como também assustando.
✅Tradições Bandeirantes
Muito antes da cidade de Artur Nogueira, com sua famosa “Banda da Vaca”, anterior à chegada dos imigrantes nas terras da Funilense, já tínhamos nossas folias do boi, vaca e cavalinhos. Diversão dos tempos Bandeirantes, onde Cosmópolis foi um dos principais caminhos de acesso às Gerais, “Mojis” e alto ‘Sertão Paulista’.

A peculiar folia tem origens portuguesas, marcantes em muitas regiões lusitanas, porém totalmente recriadas nas terras brasileiras. A folia surgia com o “descobrimento”, renascendo com a miscigenação dos colonizadores, índios e negros, recriada com atributos e manifestações típicas, tornando-se uma festividade singular no Brasil. (...).
📸 Acervo Juvenil da Rocha
Comentários
0 Comentários

Sem comentários: