quarta-feira, 25 de julho de 2018

LUTO COSMOPOLENSE

MEMÓRIA ESCOLAR

ADEUS DONA VILMA NOLANDI 
Professora, educadora da vida
Um dos últimos registros da professora, foto de Ana Maria Pacetti. Homenagem prestada na escola que recebe seu nome.

Mestra formadora de caráteres, professora das letras, educadora dos caminhos da vida. Entre as mais edificantes tutoras da profissão. Exemplo para muitos dos seus alunos, seguirem no ofício de professores.
Aos 84 anos de idade, faleceu nesta quarta-feira (25), Vilma Zenaide Nolandi Costa, a querida "professora Vilma". Inesquecível professora, com mais de 50 anos dedicados ao magistério em Cosmópolis.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO 
O velório tem início às 8h00 desta quinta-feira (26), sendo realizado até as 17h00 no Velório Municipal de Cosmópolis. O sepultamento será no Cemitério da Saudade, em Campinas.

EDUCADORA DA VIDA 
Dona Vilma Nolandi recebendo um fraterno abraço da professora Helena Nallin

Professora Vilma, era filha de Dona Risoleta e Dr. Luís Nicolau Nolandi, notório casal que marcou época e fez história na cidade.

Viúva de José Esteves Costa, antigo gerente do "Banco Segurança", deixa os filhos Hamilton, Elisabeth, Miriam, e incontáveis filhos adotivos. Seus ex-alunos e crianças dos projetos que amparava como voluntária.

Nasceu em Cosmópolis, na Rua Alexandrina (atual Campos Salles), naquele casarão recentemente reformado, localizado em frente à Igreja Matriz de Santa Gertrudes.

Nos estudos no “Grupo Escolar Rodrigo”, as aulas da saudosa Dona Onélia Kalil Aun, despertavam seu amor e vocação ao magistério. Terminando os estudos no tradicional "Colégio Progresso", em Campinas, começou a lecionar nos anos 1950, nas escolas cosmopolenses.

Até sua aposentadoria em 2004, havia lecionado ou prestado serviços direcionais, na maioria das escolas municipais e estaduais cosmopolenses. Somente na Escola GEPAN , onde aposentou-se do magistério, foram mais de 40 anos de aulas .

Muitos dos seus educandos, seguindo como exemplo seu amor em ensinar, tornaram-se seus amigos e amigas de trabalho. No GEPAN, houve períodos que a maioria dos docentes foram ex-alunos da Dona Vilma. Lecionando na mesma escola, a mestra e seus alunos professores.

Em 1993, nas comemorações dos 49 anos do município de Cosmópolis, o então prefeito Mauro Pereira, ex-aluno da Dona Vilma, perpetuava uma justa homenagem à professora.

Era inaugurado no Jardim Independência, a “Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Vilma Zenaide Nolandi Costa”.
Escola modelo, localizada na Avenida da Saudade, próximo do Supermercado Berton.
Ao lado da amiga e companheira de profissão, Professora Helena Curiacos Nallin, foi uma das percursoras da conceituada “Casa da Criança de Cosmópolis”. Um dos mais antigos projetos assistenciais do município, com quase 40 anos de serviços voluntários prestados.

GRATIDÃO PROFESSORA
Vila Nolandi Costa Professora Vilma, uma vida inteira dedicada ao magistério 

Nossa mais edificante tradução cosmopolense da palavra professora.
Nas tortuosas passagens da estrada do conhecimento, ensinou para muitos os primeiros passos.Transformando os percursos em suaves caminhos.

Gratidão benemérita professora, gratidão Dona Vilma Nolandi.

Descanse em paz professora, olhai e rogai por sua querida Cosmópolis!!! Suas aulas na terra até terminaram, mas seus ensinamentos deixados, estes serão eternos.

Texto Adriano da Rocha

Comentários
0 Comentários

Sem comentários: